sábado, 31 de dezembro de 2016

Trilho de Leonte a Pé de Cabril

Embora no ultimo trilho tínhamos pensado que seria o ultimo de 2016, tal não se concretizou e nada melhor do que acabar o ano na Montanha. Para tal tínhamos que escolher um trilho com alguma simbologia para nós e para o PNPG e escolhemos o Pé de Cabril.
Seis horas da manhã e toca a sair de casa em direção à nossa Montanha, oito horas e lá estávamos em Leonte junto à casa Florestal e ali só faltava decidir por onde? Decidimos então ver como estava Prado de S. João do Campo e sua Cabana pois o frio fazia-se sentir e este prado oferece-nos sempre uma visão espetacular. Lá chegados não podia deixar de nos surpreender todo branquinho da geada da noite, algumas fotos e uma rápida passagem pela sua Cabana. seguimos pelo interior da Mata de Albergaria, um regalo aos nossos olhos e apanhamos caminho até à Bemposta sempre com Encosta de Maceira controlando nossos passos, Pé de Medela inspirando-nos na subida juntamente com o estalar do gelo no solo aquele crunche que tanto prazer nos dá quando o calcámos e lá seguimos até alto da Bemposta, mais umas fotos tal a beleza a nossos olhos desde Cabeço Cantarelo, Encosta do Sol, Encosta de Maceira, Borrageiro com sua antena, Junco, Outeiro Moço, Pé de Salgueiro, Costa de Sabrosa entre outros tantos não menos importantes. Daqui seguimos até Alto das Cambas outro miradouro fantástico e continuamos até Curral do Mourinho para mais uma visita à sua Cabana e mais umas fotos e a partir daqui era para se descer ao Prado Marelo, mas a quantidade de gelo na rocha e o bom senso mandou-nos por um caminho entre Cancelo e Prado Marelo um trilho de animais que se tornou bastante acessível até apanhar-mos trilho que vem da Varziela para o Confurco pelo Marelo. Chegados ao Confurco apanhamos trilho para Pé de Cabril e almoçamos na sua base protegidos do pouco vento mas que era gélido. Depois do Almoço e um pequeno descanso ao sol lá iniciámos subida ao seu topo. Lá chegados recordando subidas anteriores mais umas fotos com a imagem de Nossa Senhora de Fátima e todo toda a paisagem circundante, incluindo os cumes como Pé de Medela, o Borrageiro com sua antena, o Tonél, o Piorneiro, Chã da Presa, Louriça, Alto das Eiras, Cruz de Touro assim como as Serras Amarela, Serra da Peneda, Serra de Fafe, Serra da Cabreira e um bom espaço de tempo apreciando aquela paisagem de 360º que é divinal mesmo com a muita nevoa que se fazia sentir ao longe. Descemos e fomos mais uma vez recordar as famosas cadeiras graniticas que nos fazem lembrar nossos tempos de míudos brincando com umas cadeiras, aproveitando também para umas fotos ao Prado e sua Cabana e regressamos a Pé de Cabril apreciando as maravilhosas formas graniticas que sempre nos fazem puxar pela imaginação, e lá chegados ainda apreciámos um jovem casal que subia em escalada face poente do mesmo. Continuámos até ao Confurco e daqui até Leonte onde terminámos trilho.. Um trilho classico que sabe sempre bem recordar e fazer com uma companhia ainda melhor a minha companheira de todos os trilhos a Célita da Montanha.

Distancia -  12, 02 Km              Duração-    07 h  39 m           Dificuldade-   Moderado

Casa de Leonte....

Curral Vilar da Veiga....
 Mata de Albergaria...
 Pé de Medela...
Costa da Sabrosa e Encosta do Sol....

Trilho da Varziela....

Cambas....
 Albufeira de Vilarinho da Furna...
Encosta do Sol e Cabeço do Cantarelo...

Cancelo...

Mourinho....

Cabana do Tirolirão...

Abrigo Natural....

Cabana do tirolirão....

Cabana do Prado...
Cabana do Prado....

Pé de Cbril...

Prado S. João do Campo....