quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Trilho de Ponte do Arado ao Curral Lomba do Vidoeiro

8 de Dezembro além de ser o 342º dia do Ano e de apenas faltarem 23 dias para acabar o ano de 2016 resolvemos fazer uma visita na Serra do Gerês onde já não íamos a alguns anos. 1º Visitar um sitio que nos representasse de alguma forma a nossa maneira de estar na Montanha e nada melhor que a nossa Cabana de eleição a de "Lomba do Vidoeiro" além de ser símbolo do blog dos Célitos da Montanha é o nosso shangri-la no Gerês local de pura magia  e como nosso Gerês é universal porque não juntar a beleza de Carvalha das Éguas, talvez um dos mais místicos Currais da Serra Geresiana juntamente com o não mais belo Vale da Teixeira.
Partimos da Ponte do Arado em direção a Carvalha das Éguas, pois já não visitávamos este Curral pelo menos há uns sete anos, seguimos até ao Curral e Cabana Lomba do Vidoeiro e daqui até ao Vale da Teixeira sempre sem destino apenas com a vontade de seguir. Avistamos Curral e Cabana da Teixeira bem lá em baixo com seu curral bem verdejante que nos traz aquela vontade de lá ir, mas temos de resistir e continuar. Como ainda era bem cedo decidimos continuar em frente seguindo as velhas e clássicas mariolas deste trilho como se fosse a primeira vez. A beleza do Vale e seu trilho tantas e tantas vezes calcorreado por nós era uma tentação mas queríamos mais, queríamos aquele pouquinho de adrenalina que tanto nos faz bem, e lá fomos pela base do Junco em direção a Pé de Salgueiro para almoçarmos na Cabana do Camalhão. Mas como quem anda por gosto é recompensado nós tivemos direito á nossa recompensa, pois na base do Pé de Salgueiro ao apreciarmos sua elegância uma imagem nos chamou a atenção a imagem de Nossa Senhora de Fatima  fixa na rocha bem lá no alto. Muitas fotos e para nosso espanto, pois aos anos que caminhamos por este Vale, quase conhecendo cada pedra existente em seu caminho esta beleza tinha-nos passado despercebida, era a nossa recompensa. Daqui fomos almoçar na nossa cabana do Camalhão e daqui seguimos até Prado da Teixeira apreciando seu explendor (do Vale claro) até sua Cabana apreciando um majestoso Carvalho, infelizmente morto mas com uma beleza unica que muito nos fascinou. Daqui seguimos até Cascata do Arado onde terminámos trilho.
Ultimo Trilho do ano 2016 compensado pela sua beleza e por uma companhia ainda melhor a Célita da Montanha companheira de todos os trilhos da vida e da montanha.

Distancia-  12, 33 Km   Duração-   06 h  51 m     Dificuldade- Moderado

Para ver as fotos clikar sobre as fotos e assim sucessivamente

Parque do Arado...
Pála do arado....
Rio do Arado

Varejeiro...

Curral Lomba do Vidoeiro...
Curral e Cabana Lomba do Vidoeiro...
Prado da Teixeira...
Vale da Teixeira...
Cabana da Teixeira....

Prado do Camalhão...
Cabana do Camalhão...
Prado Camalhão...
Nossa Senhora do Cambalhão...
Prado camalhão...
Cabana do Camalhão...

Prado Camalhão...
Nossa Senhora do Cambalhão...

Cabana Camalhão...

Mini Arco do Borrageiro...