sábado, 7 de janeiro de 2017

Trilho Ponte do Arado aos Cumes da Roca Negra

1º Trilho de 2017, e como tinhamos terminado ano no cume do Pé de Cabril, decidimos começar novo Ano nos cumes da Roca Negra mas desta vez utilizando um trilho antigo por Chã do Pinheiro e descendo pela Corga do Arieiro ambos os trilhos bem Mariolados.
Cerca das oito horas e trinta já tinhamos viatura parada no parque do Arado, mochilas prontas e lá fomos em direção à Ponte do Arado, passando pela Pála do Arado até à Cascata do mesmo, apreciando um pouco a mesma e continuámos subindo até à Mariola onde se vê o explendor do Vale da Teixeira e com  uma novidade estranha, uma placa no meio da subida indica "TEIXEIRA" em frente. Chegados à Mariola que nós chamamos o "Sandeman" (quando escurece a sua silhueta parece o simbolo da Sandeman), aqui fletimos à direita pelo trilho existente e bem mariolado, passámos no antigo abrigo natural da Teixeira, um abrigo de uma beleza sem igual e continuamos até Chã do Pinheiro onde visitamos sua Cabana agora também com placa identificativa nova, mais algumas fotos e continuamos até Base da Roca Negra onde almoçamos protegidos do vento gélido que se fazia sentir. Vimos um grupo de Montanhistas no Cume norte da Roca Negra, que não reconhecemos mas que era o nosso amigo de Montanha o Aurelio Costa que também como nós escolheu o cume da Roca Negra para inicio do ano.
Almoço tratado resolvemos subir aos dois cumes da Roca Negra pois o cume a sul já nosso conhecido mas o a norte não. Com uma paisagem de 360ª de pura beleza e muitas mas muitas vezes admirada por nós, mas cada vez lá em cima é como se fosse a primeira vez pura magia. Até a Meda da Rocalva parece pequena com tal grandiosidade, a Cabana de Cando aquele ponto laranja bem lá no fundo, a Arrocela, o Borrageiro e o Borrageiro II, Porta Ruivas, Prado Rocalva, Caucão, Cidadelhe, Torrinheira, Mourisca, Roca de Pías entre outros tantos e só apreciar e saborear tal magia. Daqui descemos pela Corga do Arieiro também muito bem mariolada até Vale da Teixeira onde apanhamos trilho do Teixeira -Arado até Ponte do Arado onde terminamos trilho.
Mais um trilho realizado em pleno coração do Gerês com a melhor companhia possivel, a minha companheira de todos os trilhos "Célita da Montanha"...


Distancia- 12, 48 Km      Duração- 08 h  47 m               Dificuldade- Dificil


Para ver as fotos clikar sobre as fotos e assim sucessivamente
Ponte do Arado...




Cascata do Arado...





Curral da Giesteira...
Corga da Giesteira....

Vale da Teixeira...








Abrigo da Teixeira..
Abrigo da Teixeira...

Abrigo da Teixeira...
Pé de Cabril e Louriça....








Curral Carvalha das Éguas...



Cabana Chã do Pinheiro...















Curral Carvalha das Éguas...

Meda da Rocalva...
Roca Negra...
Cabana de Cando...
Cabana de Cando...
Roca Negra e Meda da Rocalva...

Cabana de Cando vista do Cume da Roca Negra...
Prado Rocalva visto do Cume da Roca Negra...

Meda da Rocalva vista do Cume da Roca Negra...
Arrocela vista do Cume da Roca Negra...
 Cume sul da Roca Negra...
Cidadelhe  visto do Cume da Roca Negra...

Borrageiro visto do Cume da Roca Negra...

Corga do Arieiro...
Corga do Arieiro...


Corga do Arieiro...

Corga do Arieiro...
Corga do Arieiro...
Vale da Teixeira...

Cabana da Teixeira...

Cabana da Teixeira...






Vale da Teixeira...

Mariola Sandeman

Mariola Tourigalo...


Ponte do Arado....

Sem comentários:

Enviar um comentário