sábado, 29 de julho de 2017

Trilho Sete Lagoas de Cabril ao Alto dos Chamiçais

Como na semana anterior o nosso objectivo era o Alto dos Chamiçais, voltamos novamente às Sete Lagoas para tentar o Alto dos Chamiçais por Pena Calva. Mas ao passar em Chã da Suzana parámos e fomos dar um jeitinho na Cabana do nosso amigo Antonio Veras que onde quer que esteja de certeza vai ficar satisfeito com sua linda Cabana pois a imagem da Cabana na semana passada deixou-nos tristes e nada melhor que uma fascina para melhorar seu aspecto e dar a oportunidade de ser apreciada. Fascina pronta mais umas fotos e lá seguimos para nosso destino onde encontramos nosso amigo Sr Izidoro e lá paramos para mais umas "falas" sobre Montanha. Mas o tempo passava e ainda não tinhamos começado trilho. Chegados a Sete Lagoas decidimos alterar trilho novamente e subimos pela Crista da Encosta de Pena Calva até Cabana da Lagoa onde almoçamos. Almoço tratado continuamos e fomos verificar Casa do Padre Julio, mais bonita e limpa já digna de ser vista, embora alguém não tenha gostado da iniciativa da limpeza, mas paciencia já muito se perdeu no Pnpg por inoperancia de quem devia fazer algo para proteger nosso patrimonio e nada fez, pois à muitos anos se falava na Casa do Padre Julio e ninguém a conhecia pois mato era seu dono e senhor, agora que está limpa dizem que não o devia ter feito....são opiniões das quais não concordo mas respeito e só me arrependo de ser tão tarde, Patrimonio tão lindo devia ser conservado e apreciado, assim como mais à frente o "Altar de Sta Barbara" ou em Taboucinhas a "Casa de Ti Secundino", mais uns prestes a desaparecer.  Daqui Passamos pelo Curral do Bitcho, seguimos para Curral da Ponte e Curral de Jumpereia e continuamos até Alto dos Chamiçais, uma subida um pouco dura mas com uma paisagem divinal nas nossas costas desde Roca Alta,  lagoa e lago do Marinho,Cabana Lagoa e Borrageiro II , Couco e Coçoes de Concelinho, Alto de Cidadelhe e Roca Negra ao fundo entre outros tantos simbolos Geresianos. Chegados ao Alto dos Chamiçais 360º de pura beleza e muito tempo a contemplar esta magia. Além dos já descritos podemos ainda juntar Parada do Outeiro, Pitões, Cabreira, Xertelo...Como as horas passavam decidimos então fazer descida por Pena Calva até Lagoa do mesmo, muito dificil e quase sem trilho ou seja apenas trilho de animal. Chegados à Lagoa de Pena Calva a nossa decepção pois esta estava totalmente seca, continuamos pedra sobre pedra muito lindo e desafiante mas também muito dificil lá chegamos a Sete Lagoas onde terminámos trilho pequeno mas duro que chegue compensado pela beleza do mesmo, da presença de um  pequeno Corço e companhia de minha mulher companheira de todos os trilhos a Célita da Montanha.