sábado, 3 de junho de 2017

Trilho de Cabril a Lagoa do Marinho

De volta a Cabril mais precisamente lugar de Chãos, sábado de manhã cedo já estávamos em Chãos e prontos para mais um dia no paraíso, mas lá chegados encontramos um residente já nosso conhecido o Sr Aires que se preparava para alimentar seus animais neste caso as suas galinhas, como não podia ser de outra maneira lá nos perdemos em mais uma boa conversa sobre sua vida e nossa montanha, mas como tinhamos um trilho um pouco durinho lá nos despedimos e quase que iniciàvamos trilho mas outra Senhora nossa conhecida a Dona Alice apareceu e não podia ser de outra maneira, mais um tempito de uma boa conversa e como Dona Alice gosta de recordar seus tempos de mocinha e seu trabalho na montanha e contar como seu neto segue os mesmos passos . Mas tempo passava e tivemos mesmo de ir pois já tinhamos ideia por onde e seria, por Peito da Tortura embora a alternativa por Curral do Costa estivessse presente, mas valeu a primeira opção menos conhecida e diferente e lá fomos. Passámos Pontelhão, viramos à direita em direção ao Tronco do Carvalhal e mal passámos Ponte da Aguieira viramos à Esquerda em direção a Peito da Tortura. Lá chegados Cabana com seu telhado levantado e seguimos em direção Taboucinhas para mais umas fotos sobre Casa Ti Secundino, seguimos por Porta Fernandes e Porto Tapado, passámos Teixinhal até Pála do Couçadoiro onde depois demos inicio subida por Lage da Lagoa até ao lago Pequeno ou como conhecida Lagoa do Marinho  e daqui até Cabana da Lagoa onde primeiro encontramos um grupo Espanhol também já nosso conhecido com Antonio e seu Cão "Rio", que por lá tinham ficado, após cumprimentos da praxe e almoço tratado, um pouco de conversa e apareceu outro grupo nosso amigo "Os Cinco Naturezas" Mais de muita conversa, um cafezinho para aquecer e lá tivemos que continuar, nós por Trilho da Escaleira e os dois grupos para Fafião. Passamos por Lago do Marinho, curral de Virtelo continuamos por Vale Pedra Cavalos e chegamos à Escaleira onde paisagem sobre Cabril e Xertelo é qualquer coisa de especial. Iniciàmos descida por Chã das Edras, Aparta Caminhos, Lage Janeira até Lage da Ponte onde Viramos à Direita em direção a Ponte da Aguieira e daqui até Chãos onde terminámos trilho.
Um Trilho um pouco durinho mas compensado com uma bela companhia a minha mulher e companheira de todos os trilhos da vida e da Montanaha  a "Célita da Montanha".


Distancia- 16, 26 Km    Duração-  09 h 23 m     Dificuldade-  Dificil

Para ver fotos clicar sobre as fotos e assim sucessivamente

Chãos....
Sr Aires....
Sr Aires....
D. Alice...
D. Alice...
D. Alice...
Cereja...

Pontelhão...
Antigo Moinho...



Tronco do Carvalhal...





Cabana Peito da Tortura....
Cabana Peito da Tortura....


Subida....
Trilho...



Passagem...

Casa Ti Secundino...

Taboucinhas...





Corga de Candela...


Libelinha Verde....
Melitaea....


Porto Tapado...

Orquidea Selvagem...
Pála de Couçadoiro...
Abrigo Natural...
Lage da Lagoa...
Lage da Lagoa...

Lago Pequeno...


Os Cinco "Naturezas"... Antonio Rolim...
Os Cinco "Naturezas".
Os Cinco "Naturezas".

Antonio....
Rio....
Antonio, Célita e Rio...
Cabana da Lagoa...
Lago Marinho....



Currais de Virtelo...
Curral de Virtelo...



Vale Pedra Cavalos....

Vale Pedra Cavalos....
Fojo de Xertelo....
Gladiolo Palustris....






Echium SP
Echium SP









Chã das Edras...






F I M

3 comentários:

  1. Caros celitos
    Chamo-me António e cruzei-me convosco no sábado dia 24 na zona do Borrageiro.Agradeço a simpatia e a lição,breve mas útil.
    Espero que nos voltemos a encontrar para mais umas lições.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Antonio, foi um prazer conhecê-lo também e espero que o trilho tenha corrido bem. Encontramos os bezerros perdidos o que foi uma sensação agradavel e encontramos o nosso Algodão bravo....e quase de certeza nos encontraremos....

      Eliminar