sábado, 10 de junho de 2017

Trilho de Rouças a Alto da Pedrada

Sábado feriado e dia de Portugal, nada melhor que festejar na Montanha mais propriamente na Gavieira Serra da Peneda.
Manhã cedo ainda deu para visitar durante a viagem a Casa Florestal de Adrão em Adrão para mais umas fotos e mais tarde recordar. Nove Horas e chegamos a Rouças, mochilas prontas e lá demos inicio a nossa caminhada, iniciamos pelo interior do Lugar e logo encontramos um simpatico casal a Srª Maria de Fatima e o Sr José Rouceiro que logo nos perdemos  no tempo escutando o casal com suas historias e aventuras de outros tempos sobre suas vidas e sua montanha. Mas o tempo passava e tinhamos que continuar, com muita pena lá fomos pela Calçada Lageada até Branda de Gorbelas e pelo caminho para nossa surpresa fomos surpreendidos pela enorme quantidade de Orquideas Selvagens que encontramos e a beleza colorida dos Echium que tanto nos maravilhou. Chegados a Branda de Gorbelas deu para apreciar ruralidade do lugar e imaginar como teriam sido tempos antigos e dureza desses tempos, seguimos para Branda de Seida com suas construçoes de 1 e 2 pisos e algumas construçoes familiares, deu ainda para apreciar os muitos Grifos que por lá andavam e continuamos para o Fojo do Lobo de Gorbelas onde ao longe ainda deu para ver Fojo do Lobo de Maranho. Almoçamos junto do Fojo e depois fomos visitar o fosso e continuamos montanha acima até Alto da Pedrada, local magico e muito nosso conhecido. Lá chegados mesmo conhecendo cada metro do terreno a beleza da paisagem ainda nos surpreende, daqui fomos até Alto do Lombo ou Alto da Derrilheira ou Outeiro Maior conforme se queira chamar onde iniciámos descida para S. Bento de Rouças e visitar seu Altar em sua homenagem, seguimos para Cruz de Naia continuamos para Runfe e viramos esquerda em direção ao Curral de Runfe  e daqui até Rouças foi um pulo.
Mais um trilho espectacular e uma companhia ainda melhor a Célita da Montanha companheira de todos os Trilhos da vida e Montanha.

Distancia-  13, 97 Km       Duração-  09 h  01 m      Dificuldade- Moderado

Para ver as fotos clikar sobre as fotos e assim sucessivamente
Branda de Gorbelas...
Ponte sobre Rio Lima...
Casa Florestal de Adrão...
Gavieira...
Srª Maria de Fatima e Sr José Rouceiro...
Rouças...

Echium Sp...
Cortelho...

Grifo...
Fojo do Lobo de Maranho...

Tuberaria...

Lycaena alciphron...
Marco Geodesico Monte da Pedrada...

Melitaea parthenoides
Monte da Pedrada...

Garranos...

Malacosoma alpicola ...

Alto do Lombo ou Outeiro Maior...
Branda...

S. Bento de Rouças...

Cruz de Naia...

Branda de Gorbelas ao fundo...