sábado, 18 de março de 2017

Trilho de Portela do Homem ao Curral de Absedo

Como Metereologia previa um dia de Primavera, mais um dia de dificuldade em escolher para onde? Tinhamos uma certeza à partida, seria no Gerês e escolhemos Portela do Homem pois teríamos varias hipoteses a partir de lá, Cruz de Touro, Corga da Fecha, Encosta do Sol, Porta Ruivas e Absedo e lá chegados foi eleita por votação unanime dos dois Célitos o Absedo pois já algum tempo não passávamos lá e queríamos que fosse numa zona mais pura, mais selvagem. Parada a viatura, mochilas às costas e lá fomos direitos a Peito de Escada, subida que tem tanto de durinha como de bonita em direção aos Prados Caveiros, pois nesta altura do ano é sempre formidavel este prado. Durante subida foram apreciadas mais uma vez as famosas formas graniticas, e a paisagem circundante que é um luxo aos nossos olhos. Chegados ao Prado Caveiros mais uma visita à Cabana que embora seu estado continua bela. Demos uma olhadela sobre o Vale do Homem mas preferimos subir ao Cabeço do Cantarelo pois lá vista sobre Vale do Homem é qualquer coisa de fascinante. Subimos ao seu Cabeço para umas fotos e decidimos almoçar por ali. Almoço tratado fomos ver o Prado da Messe visto de cima e continuamos para Torrinheira sempre com os olhos na  beleza circundante do Gerês Puro e Selvagem com todos os seus Ancestrais Icones. Daqui descemos até Curral de Absedo um dos Currais que mais nos intriga na Montanha mas também dos mais bonitos, usado principalmente pela Vezeira de Pincães, aproveitamos mais uma vez para espreitar Vale do Homem com Encosta do Sol à nossa frente  e mais uma vez agora regressar por onde? Optamos por seguir trilho do Absedo ao Teixo e valeu a pena no Prado ao Lado do Absedo descobrimos mais uma Pála de pastor em muito bom estado conservação tirando as Giestas e Urze que com todo o prazer arrancamos e limpamos, ficou digna de ser apreciada. Como tempo passava lá continuamos e ao descer para Vale do Homem fomos surpreendidos no Teixo por cerca de uma dezena de construções que não fazemos a menor ideia de sua existencia embora saibamos que ali era uma zona de Carvoaria em principio haverá alguma relação a esse tempo. Daqui foi descer Vale do Homem e terminar trilho super satisfeitos com o que vimos e apreciámos. Durante trilho ainda fomos brindados com o maior grupo de Machos Pyrenaica vistos por nós até hoje, pois já tinhamos avistado um grupo de nove machos mas desta vez foram cerca de quinze grandes e possantes machos. Mais um trilho maravilhoso feito como sempre com a melhor companhia do mundo a Célita da Montanha.

Distancia-  19, 86 KM        Duração-  10 h  16 m              Dificuldade- Dificil

Para ver as fotos clikar sobre a foto e assim sucessivamente

Mata de Albergaria...
Pena Calva...
Bemposta...
Posto vigia Palheiros...

Pé de cabril e Bemposta...
Albufeira de Vilarinho e Peito de Gemessura...
 Portela do Homem...

Albufeira de Vilarinho da Furna...

Prado Caveiros  e  Cabeço Cantarelo...
Encosta do sol e Vale do homem...
 Cabeço Cantarelo...
 Albas...
Meda da Rocalva e Mourisca...

Trilho Vale do Homem...
  Cabeço Cantarelo...
Cantarelo...

Encosta do Sol....

Prado da Messe...

Corga Ribeiro Agua de Pála...

Meda da Rocalva e Roca Negra...