sábado, 29 de outubro de 2016

Trilho de Vilarinho da Furna a Cabana Chão do Carvalho

Depois de termos fotografado as cores de Outono em Albergaria e Pitões das Junías decidimos ir procurar mais uma vez a misteriosa Cabana Chão do Carvalho nos Montes de Vilarinho.
Viatura parada junto torre de control da Albufeira de Vilarinho da Furna, mochilas prontas e lá fomos em busca da tão desejada Cabana que apenas sabíamos por informação do Prof. Manuel Antunes que seria a Sul ou Sudeste de Peijoanas e que seria em pedra com aspecto de gruta ou Pála. Iniciámos Trilho pelo estradão até aldeia Submersa de Vilarinho a qual aproveitamos para fotografar suas ruinas devido ao baixo nivel das aguas. Continuamos por Calçada de Vilarinho, Fundo do Peito da Rocha, Curral de Toutas onde fletimos à direita em direção ao Curral de Peijoanas onde nas redondezas iniciámos mais uma vez busca por tal Cabana, depois de algumas horas de busca decidimos almoçar no Curral de Peijoanas junto a sua Cabana. Almoço tratado decidimos então procurar pela encosta de Porto do Azeveiro, pois também sabíamos através do Google Earth da existencia de alguns Currais até ao seu topo. Começamos então procura em tudo que era rocha que pudesse ser uma gruta ou Pála e para nosso espanto cerca de hora e meia depois lá estava ela a nossa Cabana Chão do Carvalho envolta em muito mato e giestas a qual procedemos logo a sua limpeza exterior e interior. Depois de muitas fotos e o tempo ainda permitia decidimos continuar encosta acima para conhecer este lado da Montanha e lá fomos sempre por trilho de animais. Chegados ao topo da encosta e como conheciamos mais ou menos nossa localização através do Google Earth continuamos em direção ao Corisco pois nossa ideia seria chegar ao Corisco virar para Ruivas e continuar, mas depois de iniciar trilho para Corisco começamos a encontrar umas timidas mariolas muito antigas e resolvemos verificar para onde iriam até que para nossa alegria  em muitos anos caminhando por estas majestosas terras encontramos a cerca de dez metros de nós um enorme Veado Vermelho, animal lindo com suas belas e majestosas hastes que quando nos viu ficou-nos a observar por varios segundos e correndo uns cinco metros parando novamente olhando para nós e repetindo estes gestos umas tres ou quatro vezes o que nos facilitou a fotografa-lo em suas elegantes poses até que desapareceu no topo da encosta. Tão contentes que estavamos lá continuamos encosta acima até Bruites  e fletimos para a direita passando Ribeira do Altar para o Azevinheiro onde mais uma vez fomos visitar Cabana de Ceparros, continuamos em direção ao Ribeiro de Gramelas passamos na unica passagem possivel por aqueles lados indo de encontro ao Trilho de Portela a Cruz de Touro. Chegados a este trilho já uma area bem nossa conhecida onde optamos por seguir trilho até Ruivas que nos parecia bem mais suave.
Chegados a Ruivas seguimos em direção ao Ramisquedo, um olhar pelo Curral e Cabana  e continuamos até Curral e Cabana de Porto Covo onde depois seguimos GR 34 até Albufeira onde terminamos trilho.
Um trilho maravilhoso com novas descobertas e uma companhia ainda melhor a minha companheira de todos os trilhos da Montanha e da Vida a minha Célita da Montanha.

Distancia- 22, 38 Km        Duração-   10h  38m              Dificuldade- dificil


Para ver as Fotos clikar sobre as fotos e assim sucessivamente

Picota...
Albufeira de Vilarinho da Furna...


Aldeia Submersa de Vilarinho da Furna...





Aldeia Submersa de Vilarinho da Furna...




Aldeia Submersa de Vilarinho da Furna...



Aldeia Submersa de Vilarinho da Furna...






Aldeia Submersa de Vilarinho da Furna...




Calçada de Vilarinho...






Silha Fundo do Peito da Rocha...




Curral de Peijoanas...




Curral de Porto Covo...
Cabana de Peijoanas...
Cabana de Peijoanas...









Cabana Chão do Carvalho...


Cabana Chão do Carvalho...

Cabana Chão do Carvalho...









Pé de Medela e Albas....
Vale do Homem e Cantarelo...

Azevinheiro e suas Mariolas...
Vale do Homem...

Cabana de Ceparros...

Cabana de Ceparros...

Passagem Ribeiro Gramelas...
Passagem Ribeiro Gramelas...

Passagem Ribeiro Gramelas...





Ruivas...
Mata de Cabril...
Cabana do Ramisquedo...


Cabana de Porto Covo...





2 comentários:

  1. Mais uma vez bom texto e boas fotos...abraço...vemos-nos ai por esses caminhos...

    ResponderEliminar
  2. A ultima vez que andei por esses lados, foi à uns anos...
    Mais de 30, para ser sincero! ;)
    Claro, não sabia os nomes nem como lá fui parar, mas é sempre bom recordar e aprender também.
    Obrigado!

    ResponderEliminar