sábado, 8 de outubro de 2016

Trilho Portela do Homem a Cabana de Ceparros por Cruz de Touro

Depois de no feriado passado termos estado em Pitões das Junías, decidimos ir procurar a Cabana de Ceparros nos Montes de Vilarinho Era uma cabana que nos fascinava desde que tivemos conhecimento dela através do Livro do Professor Manuel Antunes "VILARINHO DA FURNA, MEMÓRIAS DO PASSADO E DO FUTURO". Entramos em contacto com o Professor que muito gentilmente nos indicou que a tal Cabana ficaria proxima do Azevinheiro. Depois de varias tentativas para a localizar lá partimos para mais uma tentativa, pois não saberíamos o que iríamos encontrar pois não conhecíamos sequer uma unica foto dela. Sábado de manhã e lá estávamos nós em Portela do Homem e para não ser mais um trilho de apenas procura decidimos dar um pouco de magia ao mesmo, fomos então em direção ao Cabeço de Palheiros, subimos ao Posto de Vigia de Incendios e aprecíamos maravilhosa paisagem da Albufeira de Vilarinho, o Vale do Alto Homem, Cabeço do Cantarelo, Cruz de Touro, Pé de Cabril, Pé de Medela, Encosta do Sol, Peito de Gemessura, Azevinheiro entre outros tantos. A partir deste posto escolhemos nosso trilho até Porto de Calvos e aqui seguimos linha de fronteira por Espera Fria, Penedos Rubios até Cruz de Touro passando e visitando Cabana de Chão de Touros e seu Curral. Chegados a Cruz de Touro a paisagem é divinal, só lá estando se pode avaliar. Daqui descemos até Curral e Cabana do Lousinho, uma descida muito acentuada e sobre rocha lisa, passando a ribeira chegamos ao Curral e mais umas fotos deste maravilhoso lugar, aqui avistamos umas mariolas em direção a Ruivas e decidimos segui-las contornando Alto das Eiras e seguindo trilho em direção ao Azevinheiro. Aqui chegados foi só procurar e lá encontramos a "nossa" Cabana envolta em muito mato e muitas giestas. Foi uma alegria e um prazer enorme e um sentimento de vitoria pois após varias tentativas lá estávamos a seu lado e agora era arregassar mangas e proceder a sua limpeza exterior e interior e que bem ela ficou. As fotos da praxe e lá continuamos pois não conhecíamos trilho embora soubessemos onde estávamos e que do outro lado da Corga já tínhamos aberto trilho até ao ribeiro mas faltava do nosso lado e com a ajuda da foice lá conseguimos encontrar o outro lado aberto por nós noutra altura. Aqui antes de passar o ribeiro encontramos os nossos amigos "Os Cinco Naturezas" do outro lado e lá esperaram por nós pois a vista sobre a passagem da ribeira não parecia facil mas ao fim depois de limpa até foi. Juntamo-nos ao nossos amigos e terminamos trilho juntos em Portela do Homem dando ainda tempo para umas fotos com uma Cobra Lisa Austriaca totalmente inofensiva.
Mais um trilho maravilhoso com uma companhia melhor a Célita da Montanha.

Distancia-  14, 82 Km      Duração-  07 h  32 m          Dificuldade-  Dificil

Para ver as fotos clikar sobre as fotos e assim sucessivamente

Costa da Sabrosa e Costa da Maceira...

Posto de Vigia Cabeço de Palheiros...
Escusa-Merendas...
Albufeira de Vilarinho...
Alto das Eiras e Cruz de Touro....
Posto de vigia Cabeço de Palheiros...

Encosta do Sol...

Vale do homem...
Cruz de Touro...

Encosta do Sol e Vale do Homem...

Pé de Medela e Albas....
Encosta do sol e Vale do Homem

Lage das Eiras...
Rio Castro Laboreiro e rio Lima...
Mata de Cabril...
Louriça...
Cruz de Touro...

Encosta do Sol e Vale do Homem...
Lage das Eiras...

Curral do Lousinho...

Cabana do Lousinho...
Prado Lousinho...

Louriça ao Fundo....

Chã de Fento...

"Os cinco Naturezas" Luis Sá, Adriano e Rui Leite...

Cobra Lisa Austriaca...
Cobra Lisa Austriaca..
Luis Sá ..."os Cinco Naturezas"

F I M

1. Saudações Caminheiras

Pelo que observei nas vossas fotos, o curral do Lousinho foi recuperado, ver http://cabradogeres.blogspot.pt/search?q=lousinho, e a cabana de ceparros também (cimento na cúpula!!). Parabéns pelo vosso excelente blog. Abraços.

1. Olá Orion, obrigado pela visita. Ainda hoje mesmo com as redes sociais senti-mos a falta dos blogs da Montanha e lá vou tentando manter.
      Agora estamos tentando reunir em fotos tiradas por nós todas as Cabanas dos Montes de Vilarinho (vilarinho da Furna)retratadas por Jorge dias e Prof Manuel Antunes nos seus livros sobre Vilarinho.
      Também estamos tentando o mesmo sobre o Lindoso o qual já conseguimos chegar ao Gavião após muitas horas a cortar mato e agora em breve devemos tentar chegar á Torre depois as restantes....
      Um Abraço para si e para a Lirio
      Teixeira

Eliminar
    2. Olá Célitos

Já estivemos em algumas delas,as de Vilarinho e do Lindoso. Também já cortamos mato para chegar à do Gavião. Tentamos chegar à chã da Torre mas recuamos devido ao mato, voltaremos melhor equipados. Algumas cabanas do Lindoso ainda nos escaparam: Várzea, Janeiro e Ínsua e devido à falta de uso alguns caminhos encontram-se fechados. Talvez um dia nos encontremos por lá. Abraços.