Ultimo sábado de Julho, dia prometia ser quente e optamos por um local magico a Meda e o Prado da Rocalva. Viatura parada em Ponte do Arado fomos visitar a Pala do Arado e lá seguimos pela Fonte das letras, apanhando trilho que vai para Arrocela passando pelas Couriscadas. É um trilho misto entre caminho de Pé posto e caminho lageado até perto das couriscadas, chegados aqui mais uma visita ao Curral e respetiva Cabana (cabana esta que a vezeira da Ribeira dá o nome de Cabana da Malhadoura) com seu telhado muito caracterisrico da Vezeira da Ribeira (chapa por cima da Cabana e com grandes abas laterais) este já um pouco degradado ou seja chapas arrancadas e torcidas pelo vento, aproveitamos ainda para limpar o mato à volta de antiga cabana (forno) para mais umas fotos para mais tarde recordar. Continuamos em direção a Arrocela onde lá chegados optamos pelo trilho da esquerda em direção à Cabana da mesma onde aproveitamos a sombra e a agua fresquinha para recuperar energias. Decidimos então seguir por Cando até à Rocalva onde aproveitamos a sombra do antigo Carvalho e sua mesa para Almoçar. Como sol estava na vertical e o calor era elevado aproveitamos a Cabana com a cama de feno feita de novo para uma merecida sesta à sombra até perto das quatro horas onde depois fui mostrar à minha Célita o caminho por onde atingi o topo da Rocalva com o casal amigo Manuel e Dorita que me ajudaram e levaram ao topo. Continuamos contornando a Meda e como ainda apertava o calor decidimos voltar à Cabana da Rocalva para novamente aproveitar a agua que muito timidamente caía na fonte o que costuma ser raro no verão. Durante este pequeno percurso encontramos quatro Jovens que andavam a fazer o trilho da Vezeira onde aproveitamos para uma pequena conversa e um pequeno descanso para os mesmos pois para alguns era a estreia em Montanha mas pelo que ouvi bem preparados e uma situação que me fascinou que embora fosse a primeira vez o cuidado que tiveram com o saco do lixo amarrado à mochila que muito me alegrou, lá continuaram seu destino e nós o nosso. Daqui decidimos contornar Roca Negra para passar no seu Curral e aproveitar para novo registo do que resta da antiga Cabana (Cabana da Roca Negra). Continuamos por Chã do Pinheiro até Arrocela novamente para um simples descanso e novo abastecimento de agua continuamos por Couriscadas até Arado onde terminamos trilho por volta das 20 horas.
Mais um trilho excelente com uma companhia ainda melhor a minha companheira da vida e da Montanha a Célita da Montanha.
Distancia- 15.87 Km
Duração- 10h 38m
Dificuldade- Dificil (calor)
Para ver as fotos clikar sobre as fotos e assim sucessivamente
Mais um excelente trilho...fotos muito boas.
ResponderEliminarOlá Raul, é um trilho de descanso para carregar baterias para mais uma semana de trabalho. Não são as fotos que são boas é a Montanha que é bela....
EliminarAbraço
Boa tarde Célitos,
ResponderEliminarFoi um prazer finalmente conhecer-vos pessoalmente. A vossa simpatia correspondeu na totalidade à imagem que havia criado de vocês.
Obrigado pelas vossas palavras elogiosas mas pelo menos em relação ao lixo não poderia ser de outra forma. É apenas um mínimo e quem não o cumpre não tem lugar na serra...
Com certeza nos voltaremos a encontrar no nosso Gerês, pelo menos assim o espero!
Cumprimentos,
Rui Baptista
Olá Rui e amigos, para nós tambem foi um prazer conhecer-vos e de certeza nos encontraremos novamente na nossa Montanha.
EliminarUm grande Abraço para vocês e continuação de boas caminhadas.
Joaquim Teixeira/Célia Vieira