domingo, 26 de junho de 2016

Trilho das Quatro Pálas- Gerês : Leonte-Maceira-Freza-Prado Teixeira-Raiz-Preguiça-Leonte

Primeiro Trilho de Verão este Ano. Como meteorologia previa um dia quente, optamos por um trilho simples mas diferente utilizando o trilho que vai de Maceira para Vidoal e com um objetivo ligar as quatro Palas (termo utilizado pelas gentes do Gerês para abrigo natural para os pastores) entre Leonte, Maceira, Teixeira e Raiz.
 Nove da manhã estavamos em Leonte e com as mochilas prontas descemos em direção ao Rio Maceira onde viramos à direita pelo trilho paralelo ao Rio até à Ponte de madeira onde atravessamos a Ponte e procuramos a primeira das Palas a de Maceira. Envolta com muitas giestas e mato deu um pouco de trabalho limpar o mato para poder mostrar sua beleza, mas conseguimos e lá ficou o registo.
Continuamos até Curral de Maceira e mais umas fotos, atravessamos Portelo e o Rio para a outra margem, viramos à esquerda pelo trilho existente e cerca de cinquenta metros alcançamos segundo objectivo a Pala do Canudo ou Pala da Sónia e mais umas fotos, iniciamos então subida até ao topo do Cabeço dos Lavadouros  num trilho facil mas com grande declínio mas a paisagem sobre Maceira deste lado é maravilhosa. No topo da montanha aparece-nos o Vidoal sempre fresquinho com o Pé de Cabril na sua retaguarda é uma imagem que nos fica gravada, demos inicio à descida para a Cascata do Vidoal, mais uma maravilha de imagem, esta Cascata é simplesmente bonita. Daqui foi apanhar trilho que vai do Vidoal para a Freza e desta para o Vale da Teixeira passando pelo Camalhão onde neste prado se encontrava reunido o gado da Vezeira Ermida-Vilar da Veiga e descemos até ao Prado da Teixeira onde almoçamos junto ao Rio da Teixeira. Almoço tratado encontramos um maravilhoso casal  o Sr Domingos Landeira mais conhecido por Domingos Ermitex e sua esposa Maria Emilia pastores da Ermida que este fim de semana cumpriam a sua obrigação de tomar conta do gado. Muitas horas de conversa um prazer maravilhoso falar com estas gentes que por mim ficava lá eternamente escutando-os mas o tempo passava e ainda estávamos longe do carro. Deu tempo ainda para visitar o terceiro objetivo a Pala de Teixeira que deixou de ser utilizada quando foi feita a cabana de Teixeira. Daqui seguimos o trilho que passa entre o Junco e o Pé de Salgueiro até ao Curral de Raiz onde estava o quarto objectivo a Pala de Raiz, mais uns registos e decidimos que talvez fosse mais bonito descermos pelo trilho da Preguiça pois também tinha mais sombra e como tinhamos feito este trilho à cerca de um mês e estava limpo foi o escolhido, escolha errada pois entre a Corga da Ribeira da Cantina e a Corga da Ribeira da Laja o trilho simplesmente desaparecera fetos com mais de dois metros de altura e com caules com mais de dois cm de diámetro era assustador ou voltávamos para trás ou utilizávamos GPS no máximo. Como conhecia bem o trilho e sabia que não existiam buracos perigosos no caminho decidimos continuar seguindo o trilho no Gps. Lá chegamos à Casa da preguiça onde apanhamos trilho da Preguiça até Cascata de Leonte e daqui até Portela de Leonte foi um pulínho.
É incrível a natureza e a Montanha como num espaço de um mês um trilho limpo passa a trilho quase impossível.

Obs Quem quiser fazer este trilho que é magnifico quando chegar ao Curral de Raiz pode apanhar trilho que vai de raiz ao Vidoal e deste a Leonte  na foto trilho a branco ou esperar pelo Outono periodo em que os fetos secam.

Distancia- 16. 08 Km          Duração-   09 h  55m        Dificuldade-Moderado





Para ver as fotos clikar sobre as fotos e assim sucessivamente
Casa de Leonte...






Pala de Maceira....
Pala de Maceira...
Pala de Maceira...
Pala de Maceira...


Cabana de Maceira...

Cabana de Maceira...
Abrigo de Maceira...


Rio Maceira...
Pala do Canudo...
Pala do Canudo...
Pala do Canudo...
Pala do Canudo...






Curral de Maceira ao fundo no centro....



Pé de Cabril...
Pé de Medela a espreitar...


Freza em cima ao centro...
Pé de Cabril...


Cascata do Vidoal...
Cascata do Vidoal...
Cascata do Vidoal...
   
Trilho Maceira a Vidoal...   

Prado Vidoal...

Fraza...
Vale da Teixeira...
Curral do Junco...



Prado Camalhão...
Prado Camalhão...
Prado Camalhão...
Prado Camalhão...


Bica Prado da Teixeira...
Rio da Teixeira....
Pala de Teixeira...
Pala de Teixeira...

Cabana de Teixeira....
Pala de Teixeira...
Sr Domingos, Srª Maria Emilia e um Célito..
Sr Domingos, Srª Maria Emilia e o outro Célito..
Prado da Teixeira...




Vale da Teixeira...
Prado Camalhão....







Curral de Raiz...
Pala de Raiz...
Pala de Raiz...
Pala de Raiz...
Pala de Raiz...

Cabana de Raiz...
Pé de Cabril...


Casa da Preguiça...
Cascata da Laja...
Cascata da Laja...
Cascata da Laja...


Cascata da Laja...

Cabana de Mijaceira...
Ponte Rio Gerês...
Calçada Portuguesa...



Cabana Vilar da Veiga....





Sem comentários:

Enviar um comentário