sábado, 18 de junho de 2016

Trilho Portela do Homem ao Teixo e Encosta do Sol

Desta vez saímos um pouco mais tarde de casa por motivos profissionais, e chegados ao Gerês por volta das dez  horas e fazer que Trilho? Decidimos ir até aos Carris quanto mais não fosse tentar ver os maravilhosos Lirios pois estamos no mês deles. Seguimos então para Portela do Homem e lá ingressamos para mim no maravilhoso e doloroso Vale do Homem (aquelas pedras soltas...que são um verdadeiro teste aos tendões.)mas a vontade era maior e lá fomos. Chegados ao Madorno já deitava pedras pelos póros e decidimos então continuar até ao Teixo e aí fazer subida até Encosta do Sol pois aqui à uns anos o Xavier do Blog Portugal Nature me tinha falado nesta subida e que era relativamente facil, pois era hora de verificar e tentar uma nova abordagem para nós à Encosta do Sol.
Chegados ao Teixo viramos à esquerda atravessamos a Corga dos Salgueiros seguindo as mariolas existentes até ao topo sempre muito bem Mariolado e trilho relativamente facil não fosse o ascendente tão elevado em tão curto espaço. Chegados ao topo um vento forte e desagradavel nos fez vestir mais roupa mas que era compensado pela paisagem, o Vale do Homem visto de cima, alto de Cidadelhe, Madorno, Louriça, Cantarelo, Torrinheira e outros tantos simbolos Geresianos. Como estava na hora do almoço foi procurar um lugar abrigado do vento e tratar do repasto. Continuamos seguindo algumas mariolas até encontrar-mos um grupo de amigos da Montanha onde se encontrava o Rui Barbosa do Blog Carris, um pouco de conversa apreciando tão grandiosos simbolos, e uma possivel abordagem  em breve ao topo do Cabeço de Madorno. Lá continuamos caminhada e decidimos ir visitar o maravilhoso Arco junto ao marco fronteiriço G 52 e o Rui e amigos em direção à Portela. Chegados ao Arco mais umas fotos e continuamos por Cruz do Pinheiro derivamos à esquerda um pouco para mais uma vez visitar Abrigo e apreciar as maravilhosas formas graniticas que tanto prazer em fotografar nos dão, encontramos ainda um magnifico Lirio do Gerês e lá continuamos até Portela onde terminamos trilho.
Mais uma vez um trilho maravilhoso com uma companhia ainda melhor a Célita da Montanha companheira de todos os trilhos da Montanha e da Vida.

Distancia-  17, 14 Km       Dificuldade-  Dificil       Duração-   09 h  01 m




Para ver as fotos clikar sobre as fotos e assim sucessivamente













































































































4 comentários:

  1. Este trilho deve ser magnifico. Fotos muito boas. Vou seguir as v/pegadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena não se arrependem.
      Esta versão da Encosta do Sol é mais facil do que a completa.
      Tenho o track no Wikiloc e no Teixo deve ser seguido à risca, é a unica passagem facil.
      Abraço

      Eliminar
  2. Já tinha planeado fazer este trilho, mas em sentido contrário...
    Nunca fui pela encosta do sol.
    Grandes fotos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luis, este trilho é maravilhoso com umas paisagens maravilhosas, mas se quiseres fazer pela 1ª vez aconselho a faze-lo completo e divinal, fiz a ultima vez completo em Julho de 2015 só que não fui ao Arco.
      Abraço

      Eliminar