sábado, 21 de maio de 2016

Trilho Leonte ao Curral de Cubato pelo Curral de Raiz

Mais um sábado e mais uma caminhada onde nos sentimos bem, a nossa Montanha.
Este trilho foi o possível pois a meteorologia previa chuva a partir das 15 horas para os lados do Gerês e mais propriamente os três maiores sites de meteorologia  a dizerem o mesmo. Como o tempo seria pouco e muito honestamente não gosto de caminhar à chuva, não pela chuva mas sim o perigo que ela acrescenta, pois devemos respeitar a Montanha exactamente como ela é.
Saímos de casa com destino à Serra Amarela, mas a meio chegamos a perguntar para onde em tão pouco tempo e decidimos ir até ao Gerês que sempre conhecemos melhor. Paramos viatura em Leonte e lembrei-me que tanto os nossos amigos Stefan e Alberto dos Trilhos a Norte tinham hà pouco feito um trilho pequeno ali à volta de Leonte  e como também tínhamos em mente tentar descobrir a passagem do Vidoal para Maceira era a oportunidade se o tempo o permitisse e lá fomos. Viatura em Leonte descemos pelo trilho paralelo ao Rio Gerês até à Casa do Guarda da Preguiça passando pela fonte do Escalheiro, Cascata de Leonte, antiga Ponte sobre o Rio Gerês até ao Curral de Mijaceira com sua Cabana ainda bem conservada, descemos pela Calçada Portuguesa até ao Ribeiro da Cantina continuamos pelo Curral da Laja e sua antiga Cabana já alagada e quase toda soterrada até à maravilhosa Cascata da Laja e daqui até ao Miradouro da Preguiça. Continuamos contornando a Casa do Guarda da Preguiça e iniciamos subida  até ao maravilhoso Curral da Raiz e sua espetacular Cabana e ainda visitamos o antigo abrigo natural (Pala ) ao lado dos possantes Carvalhos muito caracteristicos deste Curral, continuamos o trilho agora até ao Vidoal muito limpo mas com um vento forte  muito desagradavel e frio. Aproveitamos a Cabana do Vidoal para almoçar e protegermo-nos do vento que já que como se diz estava a puxar chuva, desistimos logo da ideia de tentar descobrir passagem para Maceira e optamos por descer desta vez por Curral de Cubato e sua Cabana o que a partir daqui foi um pouco complicado devido ao trilho quase desaparecer o que levou a atenção redobrada para tentar descobrir as Mariolas que sabíamos existir neste lugar para nos ajudar na descida até Leonte o que agora aconselho que se quiserem fazer este percurso e não o conheçam utilizem  a  ajuda de gps ou o fazem com tempo seco, pois mesmo para nós que conhecemos esta descida foi um pouco dificil sem o gps mas faz-se pois o trilho e as mariolas estão lá.
Chegados a Leonte caíram as primeiras pingas e ainda não eram quinze horas.
Um trilho pequeno mas muito lindo para quem tiver pouco tempo ou goste de trilhos pequenos é cinco estrelas. Um obrigada especial à minha companheira que tornou este e todos os outros trilhos da Montanha e da vida especiais.


Obs. Fizemos hoje dia 25-06-2016 parte deste Trilho entre Curral de Raiz e Leonte no sentido dos ponteiros do relogio e se não fosse GPS não descobriamos caminho pois sem contar fizemos este trilho à cerca de 1 mês e estava limpo, impecavel e hoje encontramos Giestas e Fetas com 2 metros de altura a tapar caminho, por tal não se aconselha fazer este trilho até Outubro.
Pois nessa altura fetas começam a secar.

Distancia-  8. 57 Km             Duração-    5 h 31 m             Dificuldade-  Moderado




Para ver as fotos clikar sobre as fotos e assim sucessivamente









































































































Sem comentários:

Enviar um comentário