sábado, 30 de abril de 2016

Trilho Cabanas de Pitões

Em 1º lugar queria dar os parabens ao Planalto da Mourela pelo premio recebido e merecido conforme se pode ler no link em baixo.

https://www.publico.pt/ecosfera/noticia/o-que-e-preciso-para-salvar-a-paisagem-da-penedageres-pessoas-1729940

Sabado de manha cedo e já estavamos em Pitões, não por causa do premio mas sim porque é um dos nossos lugares favoritos, pela magia do lugar que parece ter sido desenhado à nossa medida.
Mochilas prontas e desta vez uma volta pelas cabanas de Pitões, Partimos junto da  famosa Taverna Terra Celta pelo caminho que vai da Aldeia até à Capela de S. João, um caminho facil de fazer embora seja uma descida acentuada pois em 2 Km tem um desnivel de 230 mts, Antes de passarmos Ribeiro do Beredo viramos à esquerda passando uma pequena ponte de madeira que nos leva às maravilhosas Cascatas do Pereira. Depois de algum tempo de contemplação de tal magia continuamos pela Ponte do Pereira até ao Recuperado Fojo de Pitões mais uma maravilha e um regalo para nossos olhos, pois parece que alguém anda a tentar fazer alguma coisa pelo nosso patrimonio e no prazo de uma semana visitamos dois lugares tão distintos como Serra da Peneda com o majestoso Fojo de paredes convergentes tambem recuperado (Fojo do Maranho) e agora este Fojo da Cabrita ou Fojo de Pitôes  assim vale a pena. Continuamos sempre com a Famosa Capela de S. João bem lá no alto parece que controlando nossos passos atè à primeira cabana sem que antes avistassemos um Fato com um grupo de cerca de oito valentes e possantes machos nas escarpas bem proximos de nós que conforme os vimos assim desapareceram  ainda dando tempo para algumas fotos. Chegados à primeira Cabana a de Vergaças foi apreciar Cabana que também foram recuperadas através do Proder mantendo todas as caracteristicas originais. Mais umas fotos para memoria futura e seguimos até à proxima a Cabana de Rebolo da Porca, outra maravilha e mais umas fotos. Daqui foi continuar até à proxima Cabana a da Tulha mais uma maravilha as suas formas sempre apoiadas em uma rocha natural   e uma coisa que me chamou a atenção a limpeza das mesmas, não se viu nenhum detrito, nem garrafas, nem vasilhame abandonado o que significa que os trekkeiros de salto alto ainda não as descobriram o que deveria continuar assim pois não acredito que aqueles que amam a natureza, a respeitam  deixem mais do que pégadas e tirem mais do que fotos. Aproveitamos este curral para almoçar e descansar um pouco pois nos proximos 1.5 km teriamos uma subida com 200 mts de desnivel ate Cabana de Giestas. Depois de merecido descanso lá continuamos  e chegamos ao destino, esta, infelizmente destruída ou como dizem os pastores alagada. Subimos até base da Fraga de Brazalite apanhando trilho que vem da Fonte Fria para Pitões passando pela Ponte de Vidoeiros, armazens de Pitões até Pitões onde terminamos trilho. Deu tempo ainda para fazer uma visita à Taverna Terra Celta e um pouco de conversa com nossa vizinha e amiga Margarida proprietaria da  Taverna. Um trilho excelente num local magico e uma companhia ainda melhor.


Distancia-  15,18 Km      Duração-   6 h  47m     Dificuldade- Moderado

Trilho em gpx em : (por email)

Para ver as fotos clikar sobre as fotos e assim sucessivamente


















































































































F I M

Sem comentários:

Enviar um comentário