sábado, 9 de abril de 2016

Trilho Sistelo Passadiços do Rio Vez

Desta vez escolhemos o Pequeno Tibete para iniciar nosso trilho, mais propriamente a maravilhosa Aldeia de Sistelo na base da Serra da Peneda. Como o tempo se mostrava um pouco incerto optamos por não arriscar e escolher um trilho pratico e seguro e nada melhor que começar no Sistelo, seguir pelas margens do Rio Vez e seus Passadiços até à antiga Casa Florestal de Sobreira e regressar por Taborda para apreciar os socalcos que os antigos habitantes construiram para tornar esta terra produtiva e que lhe dão o nome de Pequeno Tibete Portugues  e continuar caminho até ao Sistelo Novamente.
Nove horas e estávamos na maravilhosa aldeia do pequeno Tibete Português a Aldeia de Sistelo, uma volta pela linda aldeia visitamos antigo lavadouro,apreciamos antigo Castelo do Visconde de Sistelo as suas calçadas tipicamente Minhotas e descemos até à Ponte Oitocentista de duplo Arco de Sistelo onde atravessamos para a outra margem e seguimos caminho antigo sempre paralelo ao Rio Vez, passamos seus passadiços deliciámo-nos com suas quedas de agua apreciando a beleza natural do Rio e as suas maravilhosas margens, com os seus  antigos moinhos infelizmente abandonados e degradados mas compensados pelas cores de rebentamento da Primavera e a sempre maravilhosa melodia do cantar dos passaros. Chegamos a Sobreira mais propriamente à antiga Casa do Guarda florestal onde aproveitamos para almoçar. Daqui subimos até Taborda uma antiga Branda com muitos Cortelhos ou Fornos como se chamam na Serra do Geres, quase todos desativados e infelizmente uma meia duzia deles à entrada de Taborda (meios cortelhos meios abrigos naturais cavados na rocha) são para deposito de lixo do respectivo lugar. Atravessamos Taborda por onde continuamos sempre em caminho antigo até encontrarmos novamente as margens do Rio Vez e seguir até ao Sistelo  onde terminamos trilho.
OBs : é um trilho sempre feito em caminho antigo ou lageado, muito limpo e seguro mesmo com tempo humido e com umas paisagens deslumbrantes.





Distancia-   14,26 Km                  Duração-    06h 07m          Dificuldade-Moderado


Para ver as fotos clikar sobre as fotos e assim sucessivamente
















































































































12 comentários:

  1. Mais uma vez seguimos as vossas pegadas...e adoramos, mesmo com derrocadas árvores caídas e água pelos tornozelos...tudo aconteceu e adoramos!
    vemos-nos ai por esses caminhos...

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Olá cheiro da Montanha, parece que tiveram azar com o tempo, hoje tivemos lá proximo e estava um dia magnifico para o trekking, foi pena pois com bom tempo o trilho é maravilhoso.
      Abraço

      Eliminar
    2. Olá cheiro da Montanha, parece que tiveram azar com o tempo, hoje tivemos lá proximo e estava um dia magnifico para o trekking, foi pena pois com bom tempo o trilho é maravilhoso.
      Abraço

      Eliminar
  3. Excelente trilho, já fiz Sistelo mas pela eco-via parece muito interessante

    ResponderEliminar
  4. Olá Rui, se tiver bom tempo não se vai arrepender.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Boa noite!! Quantos km são o percurso que fizeram até regressar a Sistelo por Taborda? Acham que o nosso filhote de 5,5 anos aguentará?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana boa noite. O Trilho é circular e facil de fazer,mas são 14.26 KM. Para uma criança não sei...Depois de chegar a Casa da Sobreira (Casa do Guarda Floresta) tem uma subida com cerca de 300 mts de desnivel....

      Eliminar
  6. Olá, Boa tarde, Estava a pensar fazer esse trilho no próximo fim de semana. Os percursos estão identificados ou vocês levaram algum mapa? Quando disse que parou para almoçar, foi num restaurante ou tinham levado comida? Como não conhecemos a zona tenho algum receio... Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, nós conhecemos bem este lugar e esta Serra. Não é um trilho dificil para quem está habituado a caminhar na Montanha, mas se não conhece e não tem gps de montanha aconselho a ir com alguém que conheça ou leve gps...

      Eliminar
  7. Boa tarde, pode disponibilizar o ficheiro GPX do percurso?

    Cumprimentos Flávio Dias

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde. Tenho interesse em fazer esse percurso, onde é o início? É em Sistelo,ja fui aos passadiços do Paiva, aí é necessário reservar, aqui como se processa? Obrigado

    ResponderEliminar