sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Fim de semana na Serra

Fim de semana na Serra 01-02-03 Agosto 2014. Este fim de semana tinhamos planeado fazer uns trilhos na Serra da Estrela pois as previsões do tempo eram boas e lá partimos na sexta feira em direcção a Manteigas, viagem calma e descontraída. Passamos e paramos para breve visita em  Santa Comba Dão, seguimos em direcção a Seia e daí a Manteigas foi um púlinho. Chegados a Manteigas tempo começa a ameaçar chuva e dirigimo-nos ao hotel para deixar as malas e fazer chek in, e logo decidimos fazer reconhecimento da Vila de Manteigas, muito acolhedora e bonita com umas paisagens soberbas, e lá fomos procurar um restaurante pois hora de jantar tinha chegado, procuramos e acabamos por escolher um que com uma linda apresentação de entrada e interior e muito aconchegante, entramos,sentámo-nos e como é logico fizemos o pedido. Para espanto logo de incio pedimos o prato e o vinho, só que ao escolher vinho pedimos um que fosse bom e a empregada lá nos disse marca que estranhei e perguntei se era maduro ? ao que logo me respondeu "sei lá" temos muitas garrafas e não as conheço, levei situação para brincadeira e minha mulher pede á empregada que lhe trouxesse um pratinho de azeitonas para entrada e resposta pronta da empregada " nós aqui estamos habituados a servir pão de alho" mais nada empregada é que manda, minha mulher queria vir embora mas eu estava-me a divertir e pedi para ficarmos para ver até onde ía parar tal situação tão caricata e disse para a minha mulher : deixa lá deve ser nova no restaurante e não tem noção do que está a fazer. Para nosso espanto ela era muito faladora e meteu conversa conosco sem mais nem menos, quando diz que já la estava desde as sete horas e estava cansada, perguntamos se era desde as sete horas da manha ao que nos respondeu "nãooo" desde as sete da tarde e estava sem fumar, eram cerca de 20.30 h e continuamos a conversa com a divertida empregada, perguntamos se lá trabalhava á muito tempo, ao que nos respondeu á cerca de tres anos. Eu e minha mulher olhamos um para o outro e não queriamos acreditar era mau de mais para ser verdade, até que no final pedimos a conta e para nosso espanto fatura é uma folha de linhas mal rasgada e com valor escrito á mão. Posso dizer que no final até foi divertido de tão irreal esta situação.
Dia seguinte tempo chuvoso e muito nevoeiro, plano alternativo ir a Monsanto e fazer trilho do Castelo pois meteorologia prometia tempo aceitável o que veio a acontecer conforme trilho descrito a seguir  no blog. Depois do trilho em Monsanto viagem de regresso pela Covilhã e pela torre na Serra da Estrela novamente com muito frio, chuva nevoeiro e decidimos ir jantar ao magnifico Museu do Pão em Seia, este sim vale a pena é uma maravilha tanto em atendimento como em gastronomia. Mais um dia passado e esperamos pelo dia seguinte pois tempo parecia prometer. Acordamos com céu limpo e logo rumo a Piornos mas nevoeiro era cerrado, visibilidade era de cerca de dez metros e a decepção aumentava na torre não dava pois ao fim de uma hora de espera nevoeiro mantinha-se e decidimos descer a serra para tentar um sitio sem nevoeiro o que encontramos perto da Lagoa comprida e logo decidimos entrar Serra dentro, mas ainda mal tinhamos passado lagoa olhamos para trás e um manto de nevoeiro cercou-se de todo o local em fracção de segundos e já nem trilho de volta era identificável, não arriscamos e decidimos vir embora. Viemos almoçar á Serra da Freita onde aproveitamos para uma pequena caminhada apenas para descontraír.

Para ver as fotos clikar sobre as fotos e assim sucessivamente