Depois de um atribulado estudo sobre trilho e como chegar ao ponto de partida, a tão falada Louriça ou como me habituei em jovem, "as antenas do Muro" . Talvez por causa de ser retransmissor de tv, não sei, apenas me recordo do nome. Mas voltando ao trilho, tudo partiu de no trilho anterior "Vilarinho à Louriça com passagem por Gemessura", ao chegar a casa e rever as fotos reparei num Prado e Cabana ao longe e foi tal a curiosidade que parti para uma pesquisa mais aprofundada, pois prado fica numa zona muito pouco explorada. Com a ajuda de um amigo "Jorge Louro" desde já o meu obrigado ao Jorge pelo trabalho e paciencia que teve para comigo para conseguir este maravilhoso trilho partindo da Louriça, (nota que para lá chegar temos de fazer cerca de doze Km em estrada de terra batida), mas vamos aos factos. Sábado nove da manha chegamos à Louriça de carro, e toca a preparar para mais uma viagem de sonho. Partindo da Louriça em direção a Chã da Fonte com visita ao Prado e Cabana e à famosa e tão falada "Casa do Gelo" , mais umas fotos, lá continuamos até ao Ramisquedo com umas paisagens que só lá estando se pode explicar o quanto são belas; desde Stª Eufemia ao Azevinheiro, de Vilarinho a Pé de Cabril, do Vale do Homem a Chã de Cima, tudo perfeito. Chegados ao Ramisquedo 1ª paragem para abastecer de água pois temperatura prometia subir e graças ao novo filtro de água da Sawyer poupamos uns Kg ás costas, continuamos até cabana de Porto Covo sempre com muito gado à nossa volta, mesmo muito, lá chegamos e mais umas fotos ao Prado e Cabana e descemos em direção do Rio Cabra, passamos Rio e chegamos ao Prado de Peijoanas ou Peijoqueiras com sua bela Cabana com inscrição gravada de 14-7-1948 à entrada, decidimos almoçar no Prado à beira Rio, uma maravilha almoçar ao som dos pássaros e água a correr. Almoço tratado seguimos montanha acima até curral Costa da Cabra, mais um abandonado com apenas vestigios de antiga cabana lá seguimos em direção ao Corisco continuando pelo Azevinheiro até Cruz de Touro (marco fronteiriço 60), uma subida apenas dificil devido aos 34º C de temperatura que se faziam notar. Chegados ao alto ou seja marco 60 tudo é espetaculo à nossa volta, tudo mesmo mas a Lage das Eiras chama a atençao assim como Mata de Cabril, muitas fotos a quase tudo e resolvemos passar ao lado do Alto das Eiras (+/- pelo meio) até Ruivas sempre com os olhos no Ramisquedo e no Muro que nos levaria até Sonhe e daí até Louriça.
Uma maravilha de trilho muito pouco explorado e com muita historia, para mim cinco estrelas.
Nota: Este trilho em dias de calor é dificil pois posso afirmar que à nossa parte foram consumidos mais de seis litros de água, este pormenor é importante para se fazer com segurança.
Mais uma vez um obrigada à minha companheira de vida e montanha por estes momentos maravilhosos se só ela sabe proporcionar, a minha "Célita da Montanha"
Distancia- 14,5 Km
Duração- 08 h 13 m
Dificuldade- Dificil
Para ver as fotos clikar sobre a foto e assim sucessivamente
Louriça...
Vale do Homem...
Chã da Fonte...
Louriça...
Chã da Fonte....
Chã da Fonte e Casa do Gelo...
Toutas...
Vilarinho da Furna...
Peijoanas e Chã do Carvalho...
Peijoanas...
Ramisquedo...
Ramisquedo...
Ramisquedo...
Porto Covo...
Porto Covo...
Porto Covo...
Porto Covo...
Peijoanas...
Peijoanas...
Peijoanas...
Peijoanas...
Chã do Carvalho...
Cruz de Touro...
Louriça...
Lage das Eiras...
Encosta do Sol...
Cruz de Touro...
Cruz de Touro...
Cruz de Touro...
Cruz de Touro...
Alto das Eiras...
Ruivas...
Vale de Cabril...
Ramisquedo...
Cabana Colado da Porta...
Abrigo do Fial...
Cabana Colado da Porta...
Abrigo do Fial...
Cabana Braçal da Ribeira...
F I M
Parabéns pelo passeio e pela partilha. Abraço.
ResponderEliminarManuelAntunes