sábado, 25 de novembro de 2017

Trilho de Leonte ao Prado do Conho por Pé de Medela

Faz amanhã um ano que andávamos com neve pelo joelho no trilho dos Carris, hoje com tempo ameno apenas as maravilhosas cores Outonais nos podiam fascinar.
Como de costume manhã cedo, lá estávamos nós a caminho do nosso paraíso a Montanha, mesmo passada a Vila do Gerês " O para onde ?" estava presente mas continuamos, as cores de Outono já nos tinham premiado e ver a força da agua na Cascata de Leonte foi bónus. Algumas fotos e lá chegamos a Leonte. Lá chegados  encontramos as nossas amigas Laura, Carlota e Panda dos Peletras umas Veteranas da Montanha com muitos trilhos por essas Montanhas fora e como não podia deixar de ser os famosos cumprimentos entre Montanhistas conhecidos e muita troca de opiniões sobre Montanha.
Mas tempo passava e lá seguimos em principio com destino decidido na hora deveríamos chegar à Messe por Pé de Medela e fazer o classico circular, mas não aconteceu assim, pois saímos de Leonte em direção a Rio Maceira mas a beleza da natureza e as cores Outonais nos encantavam que parávamos constantemente para mais uma foto, chegados ao Rio Maceira a Força da água nos encantou de tal maneira que por lá ficamos por algum tempo apreciando sua força e energia resultado das ultimas e tão desejadas chuvas. Na Ponte sobre Rio Maceira seguimos trilho paralelo ao Rio até Curral de Rio Maceira passando pela Pála de Maceira apreciando cada metro de terreno caminhado. Chegados ao Curral o nevoeiro tomou conta da Encosta e reduziu visibilidade a não mais de dez metros, por incrível que pareça uma encosta que conhecemos como a palma das nossas mãos chegamos a ter duvidas se estávamos a caminho de Carris de Maceira ou a caminho da Corneta, pois visibilidade era nula. Passado Curral de Tábuas como que por magia nevoeiro levantou e não fosse a humidade diria que estávamos em pleno dia de Verão. Chegados a Carris de Maceira mais umas fotos à Pála de Carris de Maceira e também à respectiva Cabana de Carris de Maceira. Aqui decidimos que ir até Prado da Messe seria muito arriscado pois a rocha estava muito escorregadia e como manda o bom censo na montanha não se arrisca, e optamos por encurtar caminhada por trilho paralelo ao Ribeiro Porto das Vacas e dali até ao Prado do Conho onde almoçamos e relembramos ultimas passagens por lá, desde temporal de 2013 que pensamos que tinha sido o fim da cabana pois nessa altura ficou totalmente destruída, a sua reconstrução fez agora quatro anos, os almoços com a Vezeira de Ermida/Gerês, o nascimento de alguns Bezerros, o encontro com alguns amigos Montanheiros enfim só boas recordações, mas tínhamos que continuar pois a noite na montanha não demora. Daqui foi seguir até Lomba de Pau, Chã da Gralheira, Lamas de Borrageiro até Chã da Fonte onde aproveitamos água fresca da nascente para repor liquídos, mais umas fotos ao Arco do Borrageiro e uma visita à Pála de Chã da Fonte, continuamos por Prado de Vidoal, Chã do Carvalho até Leonte onde terminamos trilho.
Mais um trilho espectacular com uma companhia ainda melhor a minha companheira de todos os trilhos a maravilhosa Célita da Montanha.


Para ver as fotos clikar sobre a foto e assim sucessivamente
Ponte Rio Caldo


Cascata de Leonte...
Leonte...
Leonte...



Leonte...



Rio Maceira...


Rio Maceira....
Rio Maceira....
Pála Rio Maceira...

Cabana Rio Maceira...












Cabeço dos Lavadouros...

Cabeço dos Lavadouros...
Cabeço dos Lavadouros...

Louriça...
Pála Carris de Maceira...
Cascata Rio dos Vidos...


Pé de Medela...
Pála Carris de Maceira...
Cabana Carris de Maceira...





Borrageiro II ao Fundo..
Ribeiro Porto das Vacas...
Ribeiro Porto das Vacas...

Mourisca...

Prado Conho....
Agua no Prado Conho...
Conho....
Prado Conho...
Cabana e Prado Conho...

Borrageiro II e Porta Ruivas...


Alto Cidadelhe...ao fundo








Cabana e Prado Lomba de Pau...



Albas...

Lamas de borrageiro...



Arco do Borrageiro...





Prado Vidoal...

Pala Chã da Fonte....
Louriça...

Freza...
Vale da Teixeira...
Prado Camalhão...
Prado da Teixeira...
Junco e Pé de Salgueiro...




Cabeço dos Lavadouros...




Prado Vidoal...

Cabana e Prado Vidoal...

Pé de Medela...

Chã do Carvalho...








Casa de Leonte...

F I M

Sem comentários:

Enviar um comentário