sábado, 7 de outubro de 2017

Trilho de Pitões ao Pico da Carvalhosa

Depois das ferias está um pouco dificil arranjar tempo para aquilo que mais gostamos de fazer, caminhar na nossa montanha. Como o tempo é pouco por motivos profissionais e os musculos estão um pouco presos escolhemos um trilho pequeno mas que gostamos muito as "Terras de Pitões". Chegados a Pitões já depois das 10. 30 horas o calor prometia e pensamos logo num trilho pela sombra, pois além do calor que prometia reparamos que nos esquecemos dos bastões e dos chapeus no outro carro, falhas imperdoáveis a quem já anda nestas andanças à muitos anos mas aconteceu. Como estávamos em Pitões pensamos logo na nossa amiga Margarida da Taberna Terra Celta e lá fomos pedir um bastão emprestado o que aconteceu. Já passava das 11 horas quando começámos trilho, saímos da Taberna passamos a famosa Padaria de Pitões e fletimos pelo trilho à esquerda em direção a Ponte de Rebolões pois era mais à sombra. Passada a Ponte viramos à direita em direção ao Baguinho, fizemos dura subida, passamos Casal da Moura e seguimos até Pontilhão da Espinheira onde paramos um pouco para recuperar subida do Baguinho. Aí decidimos subir pela Calçada da Espinheira, descemos pela Calçada dos Fornos procurando sempre as sombras. Ao chegar ao fim da Calçada apanhamos trilho paralelo ao Ribeiro dos Fornos até base da Fraga de Franjuseira onde aqui foi dificil escolher pois as sombras seriam poucas mas por votação unanime minha e do outro Célito escolhemos seguir na direção ao Pico da Carvalhosa e lá fomos. Entre Carvalhosa e Bruzaleite  um pequeno vale com umas sombras divinais que logo apeteceu aproveitar para almoço e descanso. Almoço tratado e encostados nos Carvalhos apreciando beleza do lugar apareceram cerca de duas dezenas de Femeas Pyrenaicas nas fragas à nossa frente e como o vento estava a nosso favor não nos sentiam e estávamos protegidos pelos Carvalhos foi uma beleza mais de duas horas a vê-las ali tão perto sem nos sentirem, a subirem e descer as fragas com as suas crias notava-se sempre uma femea no topo observando tudo em seu redor e quando esta descia logo outra ocupava o topo foi um espectaculo bem merecido. Como já passava das 16 horas e o sol estava alto começamos a pensar nas fresquinhas na Margarida e lá fomos nós de regresso a Pitões, Chegados a Pitões foi recuperar energias e encontramos uma grande amiga a Carla (e desde já um beijinho nosso para a Silvia também), com quem estivemos conversando sobre nossa montanha e nossos trilhos. Por volta das 18.30 horas apareceu um grupo de Lisboa com um grande Montanheiro e uma das lendas do Montanhismo o José Carlos Calixto que embora já conhecessemos do mundo virtual à uns anitos nunca tivemos o prazer de conhecer pessoalmente. Depois das apresentações fomos Jantar a Calvos Galiza com nosso amigo José e seu grupo pois já tinhamos combinado este jantar. Foi um enorme prazer conhecer este Senhor depois de ter também conhecido quinze dias antes outra lenda do Montanhismo Antonio Araujo AJ , claro não esquecendo outas lendas como Rui Barbosa do Blog "Carris", Paulo Costa do CMB, o Casal maravilha Manuel Monteiro e Dorita faltando ainda conhecer pessoalmente o meu grande amigo Jõao Vieira.
Depois do jantar ainda regressamos a Pitões onde depois do café regressamos a casa. Queremos dar a todos um grande Abraço e desejar continuação de boas caminhadas ao grupo que esteve com nós e a todos os montanhistas sem excepção.
Mais um trilho pequenino e espetacular sempre com a melhor companhia do mundo a Célita da Montanha.

Para ver as fotos clikar sobre a foto e assim sucessivamente