sábado, 1 de abril de 2017

Trilho Pitões das Junias a Cabeço do Fitoiro

Sábado 1º de Abril, como metereologia não dava previsão de chuva para Pitões, lá fomos até esta magnifica Aldeia para fazer Trilho do Fitoiro. Lá chegados, nove horas da manhã fomos recebidos por uma chuva miudinha e certínha, pensamos que a previsão seria a do dia em questão 1 de Abril. Um pouco indecisos pois não gostamos de caminhar com chuva, não pela chuva mas pelo perigo que ela representa na Montanha, Como tal fomos até Taberna Terra Celta, um café quentinho e um pouco de conversa. Cerca das 10 e 1/4 horas parou de chover e tempo parecia abrir lá decidimos ir ao nosso destino, tentar subir ao Fitoiro. Como não sabíamos como lá chegar, tentamos com a nossa experiencia abordar o cume à nossa maneira tendo em conta que também iríamos procurar as Ruinas da Casa do Gaiaes em Vergaças pois existem outras Ruinas da Casa deste senhor em Beredo e como tinhamos uma vaga ideia por onde seria  teríamos de passar por estas bandas.
 Saimos de Pitões pelo trilho da Capela, passamos parque de merendas e seguimos pelo trilho que passa por Cabana Rebolo da Porca onde um pouco mais à frente fletimos à esquerda até  Vergaças onde a partir daqui depois de visitar Cabana de Vergaças tentamos apanhar trilho que vem do Fojo para as Touças, encontrado trilho foi seguir e tentar descobrir Ruinas o que ao fim de muita procura lá as descobrimos. Algumas fotos e após algumas tentativas de explicação para historia contada foi tentar descobrir melhor trilho já que destino final se encontrava à nossa frente bem lá no alto. Seguimos em frente pelo trilho existente até Caldeira do Fitoiro, uma maravilha a nossos olhos, já que por foto não tem nada de justiça a tão belo lugar. decidimos subir trilho paralelo a Caldeira do Fitoiro e sem contar estávamos no seu Cume e por sinal unico acesso possivel que só detectamos quando estamos lá. Lá em cima com um vento gélido mas protegidos pela rocha aproveitamos para almoçar, um paraiso de lugar, pois para nós um dos mais belos Cumes do Pnpg e conhecemos muitos, mas este é 360º de pura magia que só lá estando se pode sentir. Almoço tratado e depois de muitas fotos estava na altura de escolher trilho de regresso e tinhamos algumas alternativas: Pedra Laço - Fonte Fria, Paúl- Fojo - Pereira, Cabeço de Felgueiras - Tulha, mas optamos por ser à nossa maneira, seguir trilho dos animais pois sabemos que eles conhecem Montanha muito melhor do que nós e nós apenas precisamos de saber direção e seguir trilho deles. Com os olhos postos no Carvalhal da Tulha foi seguir trilho dos animais (Garranos) Montanha abaixo e apenas utilizando Trilhos dos Bois e Vacas para atravessar Ribeiros pois são as passagens mais acessiveis e existem sempre em qualquer Corga. Chegados na Tulha apanhamos Trilho da Capela à Fonte Fria  onde subimos até apanhar Trilho que vem da Fonte Fria para Carvalhal dos fornos sempre com os olhos nas nossas costas onde paisagem é deslumbrante e nosso prazer aumenta. Apanhado Trilho da Fonte Fria descemos até aos Fornos onde passámos Ponte dos Fornos e subimos até apanhar Calçada da Espinheira onde apanhamos Trilho para Pitões o que fizemos. Chegados a Pitões ainda voltamos novamente à Taberna onde aproveitamos para lanchar e recuperar energias para regresso a V.N. Gaia.
Um trilho à muito desejado por nós, um pouco dificil por onde fizemos, pois seguir trilhos de animais sem fazer corta-mato não é nada facil e respeitar Montanha ainda mais mas valeu pela descoberta e pela companhia a sempre presente Célita da Montanha.

Distancia-  15, 52 Km         Duração- 07 h 59 m         Dificuldade- Dificil

Para ver as fotos clikar sobre as fotos e assim sucessivamente
Cabeço do Fitoiro...

Albufeira da Paradela...
Capela de S. João...
Cabeço do Fitoiro lado direito...

Trump de Pitões...

Antiga Cabana Rebolo da Porca...
Cabana Rebolo da Porca...

Vergaças...

Albufeira de Paradela...
Curral de Currachã...
Prado das Touças...
Fonte Fria, Bruzaleite, Pico da Carvalhosa...

Cume do Fitoiro...

Albufeira de Paradela...
Capela S. João...
Cume do Fitoiro...
Cascata de Pitões ao centro...