domingo, 6 de novembro de 2016

Trilho de Portela do Homem a Cabana de Calvos

Depois das ultimas descobertas para nós, continuamos a busca pelas antigas Cabanas e Currais nos Montes de Vilarinho principalmente as menos conhecidas conforme descrito no livro do Professor Manuel Antunes em Vilarinho da Furna-Memorias do Passado  lá as fomos procurando e encontrando. Agradecendo desde já a informação prestada pelo Professor desta vez fomos procurar a Cabana de Calvos em que a unica pista seria o seu Topónimo e que ficaria perto do antigo posto de vigia florestal.  Viatura em Portela do Homem e decidimos dar uma volta um pouco maior já que Calvos estaria próximo e nada melhor que descer pela Geira passando pela antiga Cabana de S, Miguel, Ponte S. Miguel, Casa do Clube Academico infelizmente cada vez mais degradada até à Ponte Feia onde apreciámos suas cascatas e entramos pelo trilho existente em frente que nos levaria até Cabeço de Palheiros e daí a Calvos e Lomba de Calvos onde fomos procurar antigo posto de Vigia Florestal o que facilmente encontramos e daí foi só procurar a Cabana ou vestigios da Mesma nas redondezas o que também facilmente encontramos, Depois de algumas fotos tanto no antigo Posto de Vigia como na antiga Cabana de Calvos decidimos, já que era cedo regressar a Portela do Homem e tentar mais uma vez visitar antiga Aldeia Submersa de Vilarinho da Furna já que o nível da água parecia mais baixo o que fizemos. Passamos por Mata de Albergaria, Casa do Guarda Florestal de Albergaria, Bouça da Mó e lá chegamos à Albufeira onde decidimos descer até ao fundo da mesma e apreciar de perto descarga de água, um espetáculo visto por baixo. Mais umas fotos e lá fomos até Porto das Furnas onde avistamos mais uma vez as tão faladas ruinas de Vilarinho da Furna "A Aldeia Submersa". Depois de mais uma volta pelas ruínas da antiga aldeia e mais umas fotos para mais tarde recordar, bem próximo descobrimos mais uma Pála que decidimos chamar de Pála de Vilarinho até descobrir seu verdadeiro nome, bem arranjadinha com lenha para se necessário acender fogueira e limpinha por dentro. Como tempo parecia ameaçar chuva decidimos acabar por ali e regressar à viatura que se encontrava junto ao posto de Control das águas da Albufeira o que fizemos na hora certa pois estávamos na viatura à cerca de dois minutos e um valente aguaceiro caíu sobre a região,
Mais uma Cabana e uma Pála para juntar ás outras que já foram por nós visitadas e tentar em breve completar nossa busca por um pouco de passado recente e sua historia que tanta felicidade nos trás.
Mais uma vez um trilho pequeno mas sempre com a grande companhia de minha querida mulher a Célita da Montanha.

Clikar sobre as  fotos e assim sucessivamente

Albufeira da Caniçada...

Cabeço do Cantarelo...

Vale do Homem...
Pé de Medela...
Albufeira de Vilarinho da Furna...
Antigo Posto de Vigia Florestal...
Cabana de Calvos...

Picota...

Pála de Vilarinho da Furna...

Fim

1. mais uma vez fotos muito lindas...Vilarinho, tenho que aproveitar o baixio da água e ir visitara fazer algumas fotografias...como seria hoje Vilarinho se não a tivessem assassinado?

2. Boa noite, já passou algum tempo desde este post e é possível que já tenha mais informação sobre esta cabana de S.Miguel. Caso contrário, aqui ficam mais umas dicas. Há uns tempos numa conversa com uns senhores na Vila (Gerês) sobre tradições da zona, mencionaram que essa ruína era da antiga ermida de S. Miguel. Mais tarde, pesquisando sobre o assunto encontrei um post no blogue carris, do Rui Barbosa, em que aborda o assunto. Fica o link: http://carris-geres.blogspot.pt/2015/04/sobre-devocao-do-arcanjo-s-miguel-e-as.html

Abraço e continuação de boas caminhadas. Tem-me inspirado para alguns percursos e muitas vezes para tirar dúvidas sobre a toponímia da serra, dado o vasta conhecimento...