sábado, 10 de setembro de 2016

Trilho Abelheira a Cornos de Candelas

Depois de na semana anterior termos visitado a Biduiça, ficamos com a imagem gravada de Cornos de Candelas e seu vale, o que originou a nova caminhada por estas bandas. Para ser diferente optamos por iniciar trilho junto ao aqueduto na Abelheira onde deixamos viatura. Mochilas preparadas lá iniciámos subida pelo trilho paralelo ao Ribeiro da Abelheira até Entre Caminhos, uma subida facil e com trilho limpo. Chegados a Entre Caminhos a paisagem muda totalmente de uma paisagem agreste para uma Ampla cheia de cor e vida. Daqui seguimos pelo mais fácil o trilho de Pé Posto até ao Prado  e Cabana da Biduiça onde encontramos os nossos queridos amigos : Luís Sá, Paulo Ataíde e Rui Leite mais Conhecidos pelos Cinco "Naturezas" (claro faltam dois mas não estavam presentes), Depois de algum tempo a por a treta em dia lá continuámos uns para cada lado nós para os "Cornos" e eles para o Compadre. Seguimos em linha recta em direção ao Corgo das Lamas do Compadre atravessamos em direção aos Currais de Formalinho de Baixo visitamos Forno alagado, continuamos até  Formalinho de Cima onde viramos à direita pelo trilho existente,  até ficarmos paralelos com com a vertente norte dos Cornos de Candela e seguimos umas tímidas e antigas Mariolas até um dos Picos existentes. Escolhemos o Pico lado Norte  para atingir seu Cume e éramos para subir também ao Pico lado Sul mas como a paisagem era divinal tanto a Oeste como a Este decidimos ficar pelo primeiro e deixar o outro para uma próxima incursão a este maravilhoso lugar mas iniciando trilho em outeiro.
Depois de muitas fotos pois a paisagem de 360ª  ( Pitões, Paúl, Outeiro, Biduiça, Nevosa, Compadre Currachã, Paradela, Matança entre tantos outros) tão maravilhosa a isso levava decidimos mesmo almoçar no seu topo. Como era cedo e não tínhamos destino resolvemos contornar lugar pela vertente Este (Cornos de Candelas) a meia encosta seguindo novamente umas tímidas mariolas por um caminho que quase de certeza era trilho de animais, mas que se fazia bem. Depois de contornar encosta decidimos ir tomar um banho no Poço Dola para refrescar e descontrair  e brincar um pouco com os famosos peixinhos mais conhecidos por Escalos o que fizemos durante algum tempo. Como tempo passava seguimos novamente em direção a Entre Caminhos pelo trilho assinalado e daqui foi descer até Abelheira onde terminamos trilho.
Mais um trilho maravilhoso com uma companhia ainda melhor, a minha companheira de todos os trilhos de Montanha e da Vida a Célita da Montanha.

Distancia-13, 49 Km      Duração- 08 h 51 m    Dificuldade- Moderado




Para ver as fotos clikar sobre as fotos e assim sucessivamente


















































































Sem comentários:

Enviar um comentário