sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Trilho dos Fosseis em Penha Garcia

Continuando as nossas viagens desta vez até Penha Garcia em Idanha-a-Nova e o escolhido como não podia deixar de ser para fazer o gosto ao pé o PR 3 Rota dos Fosseis, Trilho muito facil e pequeno, tirando o nosso Gerês me perdoem mas talvez o trilho mais bonito e cativante que já fizemos.
Chegamos cedo a Idanha-a-Nova mais propriamente a Penha Garcia, onde o calor apertava e o descanso à sombra chamava. Logo à entrada da freguesia no Largo um enorme Tanque de Combate em Honra e Memoria dos combatentes de Penha Garcia nas terras de Ultramar e em Honra do 25 Abril e da Revolução dos Cravos. Como o calor apertava e estávamos chegando do Alentejo, nada melhor que um almoço regional (uma trifasica como eles habitantes dizem) e mais uma pequena sesta nas horas quentes para descontrair. Por volta das quinze decidimos que era hora de conhecer lugar, falar com os Naturais sobre sua historia e visitar café Museu com suas Trilobites e vestigios fosseis dos mesmos e começar Trilho em direção à Igreja Matriz e ao Miradouro onde se projectava a maior parte do Trilho, passamos pelo Pelourinho do Reinado D. Sebastião, subimos ao Castelo onde a vista sobre a Aldeia com suas casas tradicionais era maravilhosa, a vista sobre Monsanto, uma das mais belas aldeias de Portugal, as planicies de Idanha, a Serra da Malcata, a barragem de Penha Garcia, a Praia Fluvial da Fonte do Pego que iria refrescar-nos neste dia de calor, os Moinhos de Rodizio que nos levam para outros tempos, enfim um sem numero de prazeres que iremos desfrutar a seu tempo. Depois do Castelo iniciamos descida pela Gruta da Lapa, continuamos até à barragem e iniciamos descida até à praia fluvial sempre com a cabeça rodando os 360º tal a beleza que nos abrangia, as belas escarpas com seus fosseis, os Moinhos, o proprio Trilho, a pura beleza do lugar.
 Chegados ao Rio Ponsûl e sua praia fluvial um maravilhoso e refrescante banho para descontrair e descansar, lá continuamos Trilho paralelo ao Rio com a companhia e beleza dos Moinhos de Rodizio onde depois iniciamos subida até Igreja Matriz onde no final uma explanada esperava por nós para refrescar dos mais de trinta graus e onde terminamos trilho.


Para ver as fotos clikar sobre as fotos e assim sucessivamente










































































Sem comentários:

Enviar um comentário