sábado, 3 de outubro de 2015

Trilho Leonte ao Cume de Porta Ruivas

Mais um fim de semana, mais um dia perfeito. Já que fim de semana anterior aproveitamos para um trilho com nossa caçula onde lhe mostramos a subida/descida de Peito de Escada e Subida/descida por Costa da Sabrosa onde aproveitamos para visitar trilho de Carris de Maceira  pois à já uns tempos não caminhávamos por aqui. Manhã cedo parámos viatura em Leonte e toca a descer em direção a Portela de Homem onde na Costa de Morujal virámos à direita no Trilho paralelo ao Rio Maceira, passada Ponte de madeira e passados para outro lado do Rio lá chegamos ao Curral de Maceira onde ainda se encontrava o gado bovino e aproveitamos a bica do Curral para abastecer de água fresquinha. A partir daqui foi subir até Curral de Tábuas e dali até Curral Carris de Maceira, sempre com Pé de Cabril nas nossas costas assim como a bela Louriça ao longe, umas fotos ao Pé de Medela e Albas e continuar por Carris de Macieira no trilho paralelo ao Ribeiro do Porto das Vacas até ao Curral de Pedra. Aqui começamos a avistar nosso destino a bela Porta Ruivas. Continuamos pelo trilho até ao Prado da Messe onde antes da Cabana virámos à direita deixando para trás um dos mais fotogénicos Prados do Gerês e entramos num outro Gerês, um Gerês mais selvagem mais puro, mais rude onde somos absorvidos por tal beleza pois é tal sua grandiosidade. Passados umas centenas de metros deparamos com as lindíssimas Escarpas das Fechinhas até às Velas Brancas, a poderosa Meda da Rocalva a majestosa Roca Negra e como não podia faltar  Porta Ruivas. Aqui continuamos pelo trilho que vai até Lamas de Homem onde na base da Torrinheira e antes do Curral dos Bezerros viramos à direita sempre orientados pelas ancestrais Mariolas que nos levariam ao magico lugar o Curral de Porta Ruivas na base da Crista granítica com seu nome, com sua Cabana reconstruída recentemente onde aproveitamos para almoçar.
Almoço tratado e como não podia deixar de ser mais uma vez subir ao Cume de Porta Ruivas onde tudo à nossa volta é espectáculo : Borrageiro, Quinas da Arrocela, Torrinheira, Alto de Cidadelhe, vale das Fechinhas, Meda da Rocalva, Roca Negra, Antena do Borrageiro, Velas Brancas, Fojo de Alcantara entre outros como Cantarelo, Fafião etc.
E como tempo passava resolvemos regressar pelo mesmo trilho até Curral de Pedra  e daqui seguir pelo Curral e Cabana do Conho onde mais uma vez aproveitamos a sua água fresca, subimos à Lomba de Pau continuamos por Chã da Fonte, espreitamos  o Arco do Borrageiro e descemos a Chã da Presa ou Freza onde parámos um pouco para mais uma vez admirar  o maravilhoso Vale da Teixeira e tirar as fotos da prache. Seguimos a partir daqui para Prado Vidoal e continuamos pelo conhecido trilho em zig zag  até Leonte onde terminamos caminhada.
Como sempre mais um dia maravilhoso com uma companhia ainda melhor a Célita da Montanha.

Distancia- 22,38 Km     Duração-    09h  01m   Dificuldade- Dificil

Para ver as Fotos clikar sobre as fotos e assim sucessivamente

Casa de Leonte....

Ponte Madeira sobre Rio Maceira...

Prado de Maceira....
Cabana de Maceira...

Pé de Cabril...

Louriça...
Pé de Medela...
Cabana Carris de Maceira...
Prado Carris de Maceira...

Prado Vidoal ao centro...

Borrageiro II ...ao fundo...
Ribeiro Porto das Vacas...

Curral da Pedra...
Prado da Messe...
Velas Brancas...
Meda da Rocalva e Roca Negra...

Caucão, Meda da Rocalva e Roca Negra...

Albas...
Porta Ruivas...

Borrageiro II...

Cabana de Porta Ruivas...

Curral de Porta Ruivas...
Alto de Cidadelhe e Borrageiro...
Alto de Cidadelhe e Torrinheira...
Portas do Abelheiro, Fojo Alcantara e penedo Redondo...
Roca Negra ao fundo...

Roca Negra e Borrageiro...

Porta Ruivas...

Ribeiro Porto das Vacas...

Mourisca...
Prado e Cabana do Conho...

Prado do Conho...
Cabana do Conho...

Miradouro Lomba de Pau...
Albas ao fundo à direita...
Antena Borrageiro...
Arco do Borrageiro...
Serra Amarela ao fundo...
Vale da Teixeira...

Prado do Vidoal...
Pé de Medela e Carris de Maceira...