sábado, 5 de setembro de 2015

Trilho de Xertelo ao Pico da Nevosa

Depois de umas merecidas e desejadas ferias pelo maravilhoso Alentejo estamos de volta onde nos sentimos bem "O nosso Gerês". Desta vez como a metereologia previa temperaturas amenas e boa visibilidade optamos por um trilho um pouco longo e nada melhor que visitar novamente Minas dos Carris e Pico da Nevosa. Deixa-mos viatura no Xertelo mais propriamente em Chã de Suzana junto à Mariola grande e desta vez decidimos iniciar trilho pelo Ribeiro do Penedo onde iniciamos subida entre Lajes dos Infernos e Laje dos Bois uma subida um pouco complicada pois trilho já não era visível e embora soubéssemos onde estávamos e para onde queríamos ir  tentamos escolher o melhor caminho. Chegados ao cimo da montanha apanhamos trilho que vai da Lajes dos Infernos à Laje dos Bois, subimos ao cimo da Laje e daqui até Sesta de Lamalonga onde a paisagem muda simplesmente pois passamos de uma paisagem de Picos e Corgas para uma paisagem de Vales e Prados com Pitões lá longe, Salto do Lobo e Carris ao fundo em frente com Pico da Nevosa sempre a espreitar, Borrageiro à esquerda a controlar nosso trilho e a maravilhosa (para nós) Lamalonga que sempre me fascinou entre outros como Marco do Castanheiro, à direita, Fonte Fria  etc. Continuamos trilho até Forno (abrigo) de Lamalonga onde mais uma vez avistamos um dos maiores fatos de Cabras Montesas tão perto e mesmo à nossa frente, contados por nós mais de 50 animais mas eram muitas mais, que maravilha e ali ficamos escondidos a apreciar tal beleza e o espanto foi de tal maneira que minutos antes de as avistarmos eu e minha mulher recordávamos  aquele lugar porque em Setembro de 2014 no mesmo sitio tínhamos avistado o maior fato de Cabras Montesas algum dia avistado por nós (contadas pelas fotos mais de 80) e passado precisamente um ano a historia repete-se, não poderia ter sido melhor. Mas como tempo passava e a hora do almoço também lá tivemos de continuar e fomos almoçar no restaurante Lavaria em Salto do Lobo, no alto com vista sobre Lamalonga. Almoço tratado fomos á bica encher água para a tarde, pois ali é sempre fresquinha e continuamos pelos Carris , albufeira ou lagoa dos Carris até linha de fronteira (marco J 103) e daí subir até Pico da Nevosa com seus 1548 mts onde no seu topo a vista de 360º de pura beleza é qualquer coisa de fantastico, mesmo só lá estando se pode sentir o quanto de maravilhoso tem.
Como o tempo parecia voar descemos por Garganta das Negras até ao Curral das Negras onde fizemos uma pequena visita pois aquele tom rosa do chão é lindissimo e seguimos passando ao lado do Curral da Matança onde apreciamos mais um fato de Cabras Montesas este mais pequeno mais algumas fotos continuamos até ao Alto das Eiras contornando Castanheiro passamos pelo Curral de baixo onde apanhamos trilho até Chã de Suzana sempre acompanhados pelas enormes Mariolas caracteristicas deste local até inicio do trilho onde tínhamos deixado viatura.
Trilho super fantastico, paisagens divinais e uma companhia maravilhosa a minha companheira de todos os trilhos a minha querida mulher.

Distancia- 21,04 Km      Duração-  09 h  39 m    Dificuldade- Dificil

Para ver as fotos clikar sobre as fotos e assim sucessivamente
Chã de Suzana
Chã de Suzana....

Borrageiro ao fundo...
Loiraça....

Ribeiro do Penedo....

Lajes dos Infernos...
Chamiçais....

Lages dos Infernos atrás...
Lajes dos Infernos vista da Laje dos Bois....
Laje dos Bois....

Lage s dos Bois...

Fonte Fria e fraga de Brazalite ao fundo...
Lamalonga e Salto do Lobo...
Fragas de Pitões ao fundo...
Borrageiro....
Sesta de Lamalonga...

Curral de Lamalonga....
Cabana de Lamalonga...
Cabras Montesas....

Lavaria....
Lamalonga, Laje dos Bois e Lajes do Inferno....
Mariolas de Salto do Lobo...

Fonte de David...

Abrigo ou Forno....

Mina dos Carris....
Curral das Negras....

Pitões ao fundo...
Pico da Nevosa...

Lagoa dos Carris...
Marco Fronteiriço....

Lagoa Carris à Esq. e Roca Negra ao fundo...
Louriça ao fundo...
Cume Pico da Nevosa...

Mais Cabras Montesas...
Curral das Negras...
Cabana Curral das Negras...
Pála Curral das Negras...