sábado, 7 de março de 2015

Trilho de Fafião a Porto da Lage por Cabana da Amarela

Estamos de volta.....
Depois de cerca de mês e meio parados por motivos profissionais, de volta ao coração do Gerês e desta vez para fazer o classico trilho de Fafião a Porto da Lage.
Chegados a Fafião Gps pronto, lá apanhamos estradão em direção a norte por cerca de mais ou menos quatrocentos metros. Aí chegados viramos pelo caminho á esquerda onde iniciámos descida até à Ponte da Matança ou Ponte. Com um lindo dia de céu limpo e  uma temperatura muito agradável, com umas paisagens e formas graníticas  espectaculares lá chegamos à tão famosa Ponte paragem obrigatoria para contemplar tão lindo lugar. Daì iniciamos durante cerca de 4km subida até Cabana e Prado da Amarela, por Corga de Carnicente, contornámos Rocha do Salgueiro passámos pelo Cortiço Prado Bebedouro, onde durante subida no Cortiço encontramos uma grupo de garranos muito meigos que nos deixaram aproximar e tocar-lhes, durante subida ainda tivemos tempo para comprimentar uma serpente de água com uns 50 centimetros .e as famosas fotos da praxe, não só à serpente mas a quase todas as formas graniticas que nos maravilhavam. (Para mim desde a Corga de Carnicente até ao lugar do Cortiço existe o conjunto mais espetacular e fantastico de formas graniticas do Gerês ) Chegados ao mitico Prado e Cabana da Amarela aproveitamos para almoçar por baixo do famoso Carvalho aí existente com sua mesa aí à nossa espera.
 Almoço feito descemos encosta até ao Rio Laço seguindo suas margens em direção ao Prado e Cabana da Touça e daí até albufeira de Porto da Lage onde aproveitamos a sombra e a beleza do local para um merecido descanso junto há água. Recuperadas energias seguimos trilho pela encosta da montanha, uma experiencia fantastica como seja passar Quina das agulhas tal a sensação de se caminhar nestas condições em direção a Fafião onde terminamos o percurso.
 Este trilho não deve ser feito em dias de chuva ou mesmo de chuva na semana anterior, pois é feito muito sobre rocha e musgo na rocha é presença constante, seco não tem o mínimo de problema mas húmido é muito perigoso.
É um classico que mesmo para aqueles que o conhecem, vale sempre a pena fazer este trilho.


Distancia-17,19 Km         Duração- 9h 13     Dificuldade- Moderado




Para ver as fotos clikar sobre a foto e assim sucessivamente
















Ponte da Matança...





































































                                      




































Sem comentários:

Enviar um comentário