sábado, 10 de janeiro de 2015

Trilho Tribela a Roca Negra por chã do Pinheiro

De volta ao coração do Gerês, desta vez para fazer um trilho por Chã do Pinheiro.
Com previsões meteorológicas para um dia de primavera, e temperatura agradável desta vez decidimos começar o trilho na "Tribela". Lá chegados seguimos por caminho de terra batida até Casa do Guarda Florestal da Malhadoura, mais uma reliquia do nosso patrimonio infelizmente ao abandono como se está tornando hábito no nosso querido Portugal. Daí seguimos pelo trilho montanha acima até "Cabana das Couriscadas" e daí até primeiro objectivo o Cume da Arrocela, pois dezenas de vezes já  tinhamos passado na sua base sem sequer o conhecer mas agora seria desta. Lá chegados a vontade de o conhecer era enorme e não foi preciso esperar muito, quando menos esperava já estava no seu topo, uma pequena maravilha, tanto á nossa volta e por tão pouco. Após algum tempo a desfrutar de tal beleza, decidimos almoçar no resturante "Cabana da Arrocela" um já muito nosso conhecido e recuperar energias para a subida até Roca Negra pelo cume de "Chã do Pinheiro". Sempre com um sorriso na face lá chegamos e prontos para segundo objectivo o Cume da nossa velha amiga Roca Negra, também não foi preciso esperar muito quando dei fé já lá estava no seu topo, sentado e maravilhado com tanto e apenas perguntando o porquê de tanto tempo para o conquistar se tantas vezes tinha estado na sua base. Mas como tempo passava e estamos no inverno e ainda tinhamos que passar na Cabana da Rocalva lá continuámos, um matar saudades e seguimos pelo Caucão, passámos na Cabana do Vidoirinho para saborear a famosa água fresquinha que vem da nascente do Caucão e continuámos pela famosa e dura descida que vai até á base do Rio Conho e daqui passamos pelo Poço Azul até á Ponte das Servas onde subimos para a Tribela para terminármos o trilho.

Distancia- 14,45 Km      Duração-  7h 50m     Dificuldade- Dificil

Trilho em gpx-http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=8667974

Para ver as fotos clikar sobre as fotos e assim sucessivamente




















































































































Ponte das Servas



F I M

5 comentários:

  1. Olá Célitos da Montanha,
    Antes de mais os meus parabéns pelo vosso blog e o meu agradecimento por partilharem os vossos trilhos. Sou apaixonado pelo Gêres e tive a felicidade de encontrar o vosso blogue há 2/3 meses quando procurava trilhos no wikiloc… fiquei fã!
    Fiz dois dos vossos trilhos em Dezembro (e que trilhos… fantásticos!) e já estou com dificuldades em escolher qual ou quais farei quando regressar de férias a Portugal. Bons trilhos, locais magníficos, bonitas fotos, óptimas descrições… Dá vontade de os fazer todos… Este é mais um bom exemplo… Parabéns!
    Obrigado e continuem com muita força nas pernas 

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Falves, obrigada pelo comentario, se tiver duvidas sobre algum trilho pode perguntar, estaremos sempre prontos para colaborar.

      Boas caminhadas

      Um Abraço

      Eliminar
  2. Viva, Célitos da Montanha!

    Antes de mais parabéns pelo blogue, é muito informativo. Também sou adepto do Gerês, e houve uma parte deste vosso percurso que me intrigou: fizeram o troço entre a Arrocela e a Roca Negra (por Chã de Pinheiro) a corta-mato ou há lá trilho/mariolas? Conheço o trilho que está mais abaixo, que vai até à cabana (do Cando, aprendi convosco)...

    A respeito das cabanas, a toponímia que apresentam na imagem do percurso resultou da vossa experiência, ou basearam-se em alguma fonte específica? De qualquer forma, parabéns, nunca tinha visto tamanho apanhado. Sugiro apenas que clarifiquem a disposição das cabanas da zona da Rocalva, os nomes não estão muito perceptíveis por estarem muito juntos...

    Obrigado pela partilha, e bem hajam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos, obrigada pela visita. Em relação à 1ª pergunta sim há trilho e mariolas.
      Se quiseres informação detalhada sobre as cabanas meu email é :
      motard-lobo@hotmail.com e envio-te todos os dados que possuo assim como esclarecer algumas duvidas que tenhas.
      Abraço
      Teixeira

      Eliminar
    2. Viva,

      Obrigado pela informação. Não precisa enviar-me todos os dados que tem sobre as cabanas, confio na sua pesquisa! Se tem também informação sobre as cabanas de outras zonas do Gerês, deixo-lhe uma sugestão: quando tiver disponibilidade, faça um mapa grande com as cabanas do Gerês inteiro, e publique aqui no blogue! Certamente seria algo que outros aficcionados haveriam de apreciar também. Provavelmente isso motivaria alguma discussão, dado que a toponímia do Gerês é por vezes um tema polémico (sobretudo no que toca às rocas). Contudo, se a discussão for construtiva (como se espera), ficaríamos todos a ganhar com isso!

      Mais uma vez obrigado, e continuação!

      Eliminar