sábado, 29 de novembro de 2014

Trilho de Leonte ao Curral Lomba do Vidoeiro

Trilho do Outono, depois de ver as fotos de nosso amigo Orion (blog Cabra do Gerês) na Mata de Albergaria, não restava outra hipotese senão a deslocação  a Leonte para o festival de cores com que o nosso Gerês nos presenteia.
Sabado de manhã bem cedo lá nos encontramos na nossa porta de partida, a Portela de Leonte. Chegados lá o Deus sol ainda escondido pela montanha dava os primeiros sinais de mais um abençoado nascimento, foi esperar e uma pequena volta pelas traseiras da Casa do Guarda de leonte, onde reparamos  numa pequena e abandonada cabana junto ao Prado e Curral de S. João do Campo, daí a estar a seu lado foi um pulo, embora com mato cerrado lá chegámos. Maravilha o que me passou pela cabeça, pois á tantos anos a parar em Leonte e apenas hoje reparamos nesta cabana, mas o Prado a seu lado coberto de branco nos enfeitava a vista com suas cores outonais em seu redor em  que já não sabíamos se ficávamos e esperávamos pelo sol ou subíamos montanha.
Sem destino previsto decidimos subir até Prado Vidoal e registar o que a montanha nos tinha para oferecer, um simples bailado de cores divinais, um encanto. Chegados ao Vidoal o contraste do verde com montanha é divinal, parecia tudo magia, tudo perfeito, aqui decidimos seguir um trilho menos conhecido para nós, de frente para a Freza seguimos trilho do lado direito, suponho que seja uma parte do trilho que vem de Costa da Cantina, e lá fomos, mariolas quase seculares gastas pelo tempo muito timidamente nos indicavam caminho, sabia que para aquele lado era o Curral da Lomba do Vidoeiro, mato muito cerrado mas com trilho de animais, lá fomos seguindo mariolas, passamos acima do Curral de Raiz e seguimos em direção ao Junco, com vale da Teixeira a nosso lado esquerdo continuamos e decidimos porque não ir almoçar ao topo do Junco, teriamos uma vista preveligiada e não precisávamos de contornar montanha, e tal dito tal feito, almoço perfeito no topo do Junco com umas vistas de 360º  perfeitas ; Louriça, Pé de Cabril, Pé de Medela, Borrageiro e sua antena, Vale da Teixeira, Chã da Presa, Chã do Pinheiro entre tantos outros, valeu a dura subida, depois de almoçar seguimos em direção ao Curral Lomba do Vidoeiro para mais uma delicia aos nossos olhos pois já passavam uns anos desde a ultima vez cá estados, continuámos em direção Prado Teixeira com sua cabana, e seguimos trilho até à Freza passando pelo Prado Camalhão. Chegados à Freza  num abrir e fechar de olhos um denso nevoeiro abateu-se e ficamos com visão reduzida a poucos metros, continuamos até Prado Vidoal , sempre com nevoeiro cerrado até que abriu um pouco e fomos brindados com um por do sol que consideramos divinal e abençoado, um espéctaculo de cor e magia que só lá estando se pode sentir o que vimos e sentimos e daí foi descer até Leonte pois a noite aparecia.

Distancia-  13,52 Km         Duração-    8 h  09 m                      Dificuldade- dificil

Trilho em gpx-http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=8362547

Para ver as fotos clikar sobre as fotos e assim sucessivamente

Casa de Leonte...
Portela de Leonte...
Cabana Vilar da Veiga

Curral S. João do Campo

Curral S. João do Campo....

Portela de Leonte...

Subida de Leonte ao Vidoal...

Pé de Cabril...

Natureza no seu melhor...
Pé de Cabril ao longe...
Natureza morta...Chã do Carvalho...

Prado Vidoal...

Curral de Raiz...
Mariolas timidas....
Louriça...

Cabana e Prado do Teixeira ao longe...
Cabana e prado do Camalhão....

Pé de Cabril e louriça....

Almoço no Junco...

Prado da Teixeira...
No topo do Junco...

Café...

Curral Carvalho das Éguas...
Curral Carvalho das Éguas ao Longe e
 Curral Lomba Vidoeiro mais perto

Cabana Lomba do Vidoeiro...

beleza...

Vale da Teixeira...
Cabana do Teixeira...
Rio da Teixeira...

Prado do Camalhão...
Cabana do Camalhão...
Prado Camalhão...

Vale da Teixeira coberto com nevoeiro...