sábado, 17 de agosto de 2013

Trilho dos Pastores

Mais um lindo dia de Verão, e desta vez a escolha foi diferente e por votação unanime dos Célitos decidimos começar este maravilhoso Trilho  Junto ao restaurante "Amigos de Covas do Monte" em Covas do Monte -S. Pedro do Sul.
Situada na Serra de S.Macario, Covas do Monte está a 450 metros de altitude, com cerca de 20 Habitantes onde todos os dias 1000 cabras saem de manhã para a montanha num ritual de pastoreio comunitario
.. Manhã cedo  e lá estavamos prontos para mais um dia no paraiso , viatura parada mochilas prontas e demos inicio ao trilho que segue em direção ao Portal do Inferno, tivemos sorte pois chegamos na hora de partida das cabras para o monte na qual fizemos com elas subida até ao Portal do Inferno, até parecia que nós eramos nós os pastores, pois iamos em fila Indiana e quando parávamos as cabras também paravam, quando andávamos elas também começavam andar, depois de chegarmos ao Portal do Inferno seguimos na estrada de alcatrão até ao cruzamento de Covas do Monte e daí serra abaixo até á Aldeia da Pena onde Almoçamos um Magnifico Cabrito Grelhado bem acompanhado, depois do almoço uma volta pela magnifica Aldeia de Xisto e toca a seguir pelo "caminho onde o morto matou o vivo"  pelo magnifico Vale entre Escarpas até Covas do Rio onde visitamos Aldeia provamos da boa pinga oferecida pelos simpaticos habitantes e daí rumo a Covas do Monte. Um Trilho maravilhoso pois combinou as Aldeia de Xisto com Altas Montanhas  e Pastoricia, Um trilho maravilhoso com paisagens de uma beleza que só lá estando se pode descrever....

Distancia- 15 Km  Circular      Duração- 7 h  32 m       Dificuldade- Dificil

Mapa em gpxhttp://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5255184#lb-share

Para ver as fotos clicar sobre a foto e assim sucessivamente

Aldeia Covas do Monte...

Aldeia da Pena...
 Cabrito Grelhado com boa Pinga...