sábado, 29 de junho de 2013

Trilho Garranos do Maroiço

Trilho com inicio na Barragem da Queimadela em Fafe junto Parque de Campismo com o mesmo nome.
Com diversos pontos de interesse, começa por contornar as águas tranquilas da albufeira da barragem; segue pelos caminhos tradicionais dos pastores, outrora usados na "vezeira" e passa pelos núcleos rurais de Monte, onde apreciamos Igreja muito antiga, as ruelas tipicas de aldeia e aproveitamos para uma bebida no café Val, continuamos para Casal de Estime, onde na Rua do Merdiço estivemos a apreciar um Sardão brincalhão e trepador, continuamos e começamos a ver os primeiros Garranos quando subiamos a Serra do Maroiço.
Fomos até Lage Branca onde as vistas sobre Barragem do Ermal são simplesmente fantasticas, sem grande esforço, ainda se consegue avistar o castelo da Póvoa de Lanhoso e o santuário do Sameiro, com as serras do Gerês e da Cabreira como pano de fundo.
 Seguimos até ao Alto de Morgair onde nasce Rio Vizela e regressamos a Luilhas onde devido á alta temperatura paramos num simpatico café "café Monteiro" onde falamos um pouco sobre a antiga vezeira e continuamos por aldeia de Queimadela, aldeia ou lugar de Assento, seguimos pela linda Aldeia de Pontido pertencente a Pedraído, em Fafe, o local esteve abandonado durante três décadas e renasceu agora, pronto para acolher quem queira descobrir mais sobre este refúgio tranquilo com muito para descobrir! O local possui uma moldura única de densa vegetação, uma paisagem de carvalhal, vinha de enforcado e outras de cultivo, e um grande espelho de água – a barragem de Queimadela. Paramos para mais uma paragem no bar para refrescar e daqui á barragem foi um onde terminamos trilho junto do parque de Campismo.



Distancia- 25,44 Km  Circular     Duração- 8 h  12 m        Dificuldade-  Moderado

Mapa em gpxhttp://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5265486#lb-share


Para ver as fotos clicar sobre a foto e assim sucessivamente
 Garranos do Maroiço
 Inicio Trilho
 Barragem Queimadela















 Garranos








































F I M


Sem comentários:

Enviar um comentário