sábado, 12 de novembro de 2011

PR 4 Cercanias da Freita


O Pr4, percurso perdeste "Cercanias da Freita", inicia-se junto a capela de Stª Maria do Monte, rumando para sul, em direcção à Serra da Freita, através de um caminho que partindo da Capela percorre o limite poente daquele lugar. Acompanhando o vale profundo do curso superior do rio Urtigosa, por entre castanheiros, carvalhos, pinheiros e eucaliptos, chegamos à aldeia da Ameixeira, com construções típicas de montanha, com telhados de lousa, algumas porem em avançado estado de degradação.
Chegando ao topo da aldeia, atravessa-se a estrada de asfalto e por estreito carreiro atinge-se um estradão que se dirige para o lugar de Currais. Para se chegar aí, toma-se um caminho à direita, que sobe primeiro suavemente e depois de passar o ribeiro, de forma mais acentuada, até atingir um estradão tem-se uma imponente panorâmica sobre o vale de Arouca ao fundo e sobre a Serra de Montemuro ao longe. Toma-se esse estradão, a esquerda, até a antiga casa do guarda-florestal e parque de Merendas, envoltas no arvoredo cerrado e frondoso, do chamado "Viveiro da Granja", rumando de seguida para Chão de Espinho. Daqui até a granja é um pulo.
Depois de uns quinhentos metros de asfalto retomam-se os caminhos tradicionais e florestais. Volta-se atravessar um a estrada de asfalto e inicia-se a decida para o vale de Arouca, em direcção ao pequeno povoado de Povos.
O caminho até esse povoado inicialmente por, por mata de pinheiros, atravessa Soutos e manchas de Carvalho belas e aprazíveis, com sub bosque extraordinário de Azevinho e Loureiro. Este é um dos recantos mais belos do percurso.
Depois de Povos continua-se por um estradão agradável até a Forcada. Admire-se o núcleo mais antigo desta aldeia, encavalitado num esporão sobranceiro ao vale, solarengo, estratégico, belo. Daqui até Stª Maria do Monte o percurso faz-se por caminhos antigos de rara beleza, compôs em socalco, ribeiras... A aproximação à capela faz-se pelas ruas estreitos antigas e estreitas desse lugar acolhedor e de gente hospitaleira.




Mapa-https://www.dropbox.com/s/7aual8s0j9pn7db/04%20%281%29.pdf



Para ver as fotos clicar sobre a foto e assim sucessivamente
CERCANIAS DA FREITA

                                         

 Chegada Aldeia de Ameixieira



 Subida dos Currais

Cores Outono...


Viveiros da Granja...
Casa do guarda abandonada...
ramo teimoso
muito doces...
esquilo no ramo
gemeas...

mais fruta...
escorregadio...
caminho em mau estado...
Azevinho
Kiwi
 Lugar de Povos







Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário